NEOGEO, 20 anos (parte final): NEOGEO chega ao século XXI

image

O mundo dos video-games jamais seria o mesmo após a introdução dos gráficos 3D (quinta geração), que começavam a dar as caras na metade da década de 90, oferecendo um novo direcionamento e imersão aos jogos.


As empresas, percebendo esta nova tendência, lançavam seus consoles com as novas tecnologias — baseadas em muitos polígonos, texturas e simulação de movimentos reais (motion capture), o que chamou a atenção do público. O fenômeno também atingia os arcades, que exibiam performances tridimensionais ainda melhores do que as dos hardwares domésticos.

A SNK se aproveitou da onda e, ainda utilizando-se do bom e já velho NEOGEO, ousou com o emprego da técnica “motion capture” num jogo em 2D em 1996. Este game chama-se Art of Fighting 3, um dos mais belos já lançados para o MVS/AES.

image image
Art of Fighting 3

Outras formas de refinamenro continuavam a abrilhantar os lançamentos dessa época, a exemplo de Metal Slug, que mesmo ainda sendo bidimensional, continuava mantendo viva a chama da quarta geração naquela época, com belos gráficos estilo cartoon e animação soberba. Metal Slug fez tanto sucesso que várias sequências da aventura foram produzidas, conquistando fãs por todo o mundo.

Novos e bons softwares continuavam a pintar para o NEOGEO no final dos anos 90, como o fantástico Garou: Mark of the Wolves. Contudo, a SNK, em meio a uma aparente crise, viria a anunciar que King of Fighters 2000 seria o ultimo episódio da série e que faria consideráveis cortes a novos lançamentos para fliperama. Após o fatídico anúncio, não demorou muito para que, em 2001, a empresa fechasse suas portas.

image image
Garou: Mark of the Wolves

Fãs por todo o globo lamentaram muito a decisão, sendo que muito destes se negaram a aderir à onda da tridimensionalidade.

Entretanto, no auge da sexta geração, o console viria a renascer das cinzas através da empresa Playmore (hoje conhecida como SNK Playmore), fundada por alguns funcionários da antiga companhia, que adquiriram os copyrights. Neste renascimento, os três anos seguintes renderam frutos como King of Fighters 2001 e Samurai Shodown V Special em 2004, que foi o último game lançado para a plataforma.

No final do ciclo de vida dos arcades, o sistema de ROMS do NEOGEO foi aprimorado, impossibilitando que os últimos lançamentos fossem compatíveis com a antiga versão do AES/MVS. Este seria o fim da linha para a versão Home, porém, ainda garantiria sobrevida aos fliperamas. Um exemplo de game que utilizou esta tecnologia foi o SNK vs Capcom: SVC Chaos.

image image
SNK vs Capcom: SVC Chaos

A marca NEOGEO, apesar de já estar descontinuada, ainda vive na mente de muitos entusiastas e retrogamers por toda a parte. Permanece um sentimento de nostalgia, oriundo de momentos de diversão inesquecíveis que este hardware proporcionou. Há 20 anos, uma empresa chamada SNK abriria horizontes, apresentando-nos um projeto à frente do seu tempo, que viria a revolucionar a indústria dos jogos.

Assim chegamos ao fim da série de posts sobre o aniversário do AES/MVS, espero que estes 5 artigos tenham trazido um pouco do que foi viver este console magnífico, que sobreviveu a tantos anos e atravessou 3 gerações. Para encerrar, fiquem com as especificações do aparelho.
Especificações principais
CPUs: Motorola 68000 a 12 MHz (16-bit), Zilog Z80 a 4 MHz (8-bit)
Memória RAM: 640 Kb (principal), 680 Kb (video RAM), 16 Kb (para o Z80)
Processador de som: Yamaha YM2610 – 15 canais de som (7 digitais, 4 de síntese FM, 3 PSG, 1 canal de ruídos)
Gráficos
Resolução: 320 x 224 (304×224 sem as bordas de 8px)
Paleta de cores: 65.536 (16-bit de cores)
Cores simultâneas na tela: 4.096 (12-bit de cores)
Sprites: 380 simultâneos, com um tamanho mínimo de 1×2 e tamanho máximo de 16 x 512
Número de planos de jogo: 3
Proporção: 4:3
Saídas de áudio e vídeo: RF, vídeo composto, RGB (opcional).
Energia
Fonte: adaptador DC 9V
Consumo: 5 a 8W
Medidas
Console: 32,5cm (largura) x 23,7cm (profundidade) x 6cm (altura)
Controle: 28,0cm (largura) x 19,0cm (profundidade) x 9,5cm (altura)
Armazenamento
Memory Card removível: 8kb
Compatível com qualquer cartão JEIDA memory card ver.3
Mídia: Cartucho


Leia também os demais capítulos:


Baseado no link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. O Neo Geo é o resultado da competência da SNK para construção de um hardware durável e potente e a brilhante equipe de programadores de jogos.
    O mais "durável" de todos os videogames, tinha como motor os consagrados clássicos do arcade.
    O sonho de consumo de 8 entre 10 gamemaníacos da era de ouro.

    Belo trabalho CoxaBranca \o/

    ResponderExcluir
  2. Dá muito orgulho ter este console e todo fim de semana jogar meus jogos preferidos como Samurai Shodown 2, Real Bout Fatal Fury Special e The King of Fighters '97 no ótimo controle arcade dele. Parabéns pela matéria e até à próxima!

    ResponderExcluir
  3. @Ritalinando

    Resumiu bem, o console que mais tempo durou ativo no mercado. Seu record pode ser batido pelo excelente PS2, vou torcer prá que isso não ocorra como bom SNKista, hehehe!

    @Robson Vieira

    Você sente orgulho e eu inveja de você, rsrs. Creio que o NEOGEO é único console que eu faria questão de ter em casa. O restante eu me contento com os emuladores.

    ResponderExcluir