NEOGEO, 20 anos (parte 2) - Primeiros passos e rápida evolução

neogeo20anos copy.jpg

Os primeiros anos de vida do NEOGEO foram caracterizados, em sua grande maioria, por títulos produzidos pela SNK; enquanto a ADK e outros poucos associados responsabilizaram-se pela biblioteca restante.



Entre os shooters desta fase, vale a pena destacar "NAM-1975", "CYBER-LIP", "MAGICIAN LORD" e "NINJA COMBAT". No gênero esporte, é impossível deixar de citar os empolgantes "TOP PLAYER'S GOLF", "LEAGUE BOWLING", e "BASEBALL STARS PROFESSIONAL". Outros tipos, como corrida, puzzles e quizzes também abrilhantavam as telinhas dos fliperamas nesta época.

neogeo2-1
Os jogos de luta continham bastante ação

Mesmo com um acervo interessante, o NEOGEO só ganharia fama pra valer em 1991/1992 com o lançamento das séries de luta "FATAL FURY" e "ART OF FIGHTING". Desta forma, a SNK, ciente da popularidade do estilo versus fighting, descobriria sua mina de ouro, especializando-se e tornando-se referência neste ramo.

Os primeiros versus fighting games até que tinham qualidades, porém ainda eram incompletos, oferecendo uma experiência limitada aos jogadores. Este quadro só mudaria com o lançamento de "FATAL FURY 2"; título que daria amostras do real poderio do hardware do AES/MVS; apresentando um range maior de lutadores selecionáveis, gráficos detalhados, movimentação suave, jogabilidade inovadora e animação espetacular; atributos deslumbrantes para aquela década.


neogeo2-2
Art of Fighting foi o primeiro jogo a usar 100 Megabits

Assim, os desenvolvedores começavam cada vez mais a tirar vantagem da gigantesca capacidade de ROM do NEOGEO, aprimorando substancialmente os games no decorrer dos anos. Quem aqui não se lembra dos impressionantes cartuchos com mais de 100 megabits e do famoso slogan "THE 100 MEGA SHOCK"?


Leia também os demais capítulos:



Praticamente uma tradução do link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php

Próximo artigo: Jogos de luta, a moda dos anos 90.
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Eu adorava o Art of Fighting, o detalhe de ficar com a cara toda quebrada com tumores foi genial.

    Mais uma ótima matéria!!!

    ResponderExcluir