NEOGEO, 20 anos (parte 4) – Personagens Marcantes

banner-neogeo2 copy

E a série de post sobre o vigésimo aniversário do divino NEOGEO continua. Hoje iremos discutir sobre alguns personagens marcantes do console. Tentei fazer um apanhado bacana, buscando reavivar lembranças aos nostálgicos e ao mesmo tempo apresentar um pouco do que era o universo NEOGEO àqueles retrogamers que não tiveram a oportunidade de vivenciar o console. Boa leitura!


Começamos o artigo recordando do jovem rebelde americano Terry Bogard do Fatal Fury, que quebrava o estereótipo do herói politicamente correto dos anos 90, com seu look ao estilo “born to be wild”. Um fato que tornou marcante a série acontecia quando Terry vencia um combate e arremessava seu boné para o alto dizendo “OK”. Fatal Fury ainda introduziu outras memoráveis figuras como o irmão de Bogard, Andy, além de Geese Howard (o vilão temido), e Mai Shiranui, a beldade sexy symbol responsável por muitos calos nas mãos dos adolescentes daquela década.

neogeo-fatalfury copy Da Esquerda para a direita: Geese Howard, Terry Bogard, Mai Shiranui e Andy Bogard

Outra franquia de sucesso que nos deixou personagens incríveis foi Samurai Shodown. Haomaru com seu cabelo à la Cebolinha e seus rivais Ukyo, Genjuro e Nakoruru (a menina que conversava com a natureza), abrilhantavam as telinhas dos fliperamas e dos felizes donos de AES com seus quimonos e armamentos característicos do século dezoito. Nakoruru até rompeu as fronteiras do universo gamer no oriente, ao aparecer em um dos cartazes da Mitaka City Water Department em 1994. Encontrar menção a jogos eletrônicos em propagandas não relacionadas era algo, até aquele momento, inimaginável.

samurai copy Da Esquerda para a direita: Ukyo, Haomaru e Nakoruru

Robert Garcia, Ryo Sakazaki e toda sua trupe foram revelados em Art of Fighting. Garcia era marrento, cabelinho comprido com rabo de cavalo e gel, não gostava de sujar sua assentada roupa social com sangue não. Em sua Ferrari, desafiava o submundo do crime em busca de Yuri Sakazaki, seqüestrada por uma gangue misteriosa. O hit King of Fighters ainda viria a reunir as mais carismáticas figuras da SNK em um único pacote, mas sem perder a qualidade e o carisma que cada um daqueles personagens tinha em seus games originais.

Robert-Garcia Robert Garcia


Metal Slug com seus protagonistas “molinhos”: Marco Rossi, Tarma Roving, Fio Germi e Eri Kasamoto também fizeram história. Os heróis, assim como os inimigos, expressavam emoções como medo, alegria e preocupação. Situações hilariantes, como maldições, transformavam os jogadores em múmias, animais, zumbies, etc. Um trabalho de animação realmente primoroso da SNK.

image Personagens de Metal Slug

Todos estes personagens do NEOGEO tinham algo em comum - se destacavam pela inovação e quebra de paradigmas aos padrões dos anos 90. O poderio gráfico da plataforma e a genialidade dos programadores foram responsáveis pela junção inédita de carisma e visual radical. The Future Is Now não era apenas um slogan usado pela SNK, o NEOGEO era realmente um console a frente de seu tempo.


Leia também os demais capítulos:


Baseado no link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php
Próximo artigo: NEOGEO alcança o século XXI.
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Não sei quanto tempo faz que não passo por aqui para dar um alô, mas ainda não morri.
    ...
    O Neo Geo foi uma máquina que me fez babar por vários anos, na esperança de ganhar um neo geo cd. Ainda bem que não me deram, pois se tivesse ganhado não teria jogado nada aém dele e nem frequentado tantos fliperamas.

    KOF marcou minha vida. Arrasô na Matéria!

    ResponderExcluir