Em meados de 1990, as empresas SNK e a ALPHA DENSHI (ADK) resolveram juntar-se para produzir um video game novo. Um projeto audacioso que oferecia a flexibilidade de ser arcade e home console ao mesmo tempo. Nascia então o NEOGEO, que significa “nova terra”, aparelho que desempenhou importante papel na indústria dos video games na década de noventa.
Este é o primeiro de uma série de artigos que pretendo preparar, em memória ao vigésimo aniversário do poderoso e inesquecível NEOGEO. Meu objetivo é instigar o leitor a refletir sobre o sucesso e a influência que esta marca exerceu no mundo dos games.
Existiam duas versões do console, uma para fliperamas e outra para uso doméstico, como pormenorizado abaixo:
Versão Arcade “Multi Video System” (MVS)
Diferente das cabines usuais, o sistema MVS era capaz de rodar 6 jogos em uma mesma máquina, dispondo ao gamer a liberdade de escolha entre qualquer uma destas 6 ROM’s.
O Multi Video System ainda oferecia, em relação aos concorrentes, preços melhores e compactação. Uma máquina comum de fliperama custava em torno de 200.000 yen, enquanto cartuchos do MVS apenas 10.000. Esta dramática diferença de valores, somada à flexibilidade multifuncional, trouxeram economia e otimização de espaço físico ao pequeno comerciante.
Estas vantagens promoveram o MVS ao sucesso, expandindo-o para além dos horizontes habituais; aos poucos livrarias, bancas e supermercados aderiam à moda. As locadoras também se beneficiavam da popularidade da plataforma, oferecendo serviços de instalação e manutenção, poupando tais preocupações aos donos de estabelecimentos.
Desta forma, as práticas cabines viraram febre, a princípio contagiando a juventude japonesa e posteriormente, os jovens de todo o mundo. Tal fato consolidaria a SNK entre as grandes na indústria do divertimento eletrônico.
Versão Home “Advanced Entertainment System” (AES)
O AES tinha as mesmas especificações técnicas que o MVS, proporcionando ao usuário o privilégio de se ter um “fliperama” particular em casa. Contudo, esta expressiva qualidade tinha seu preço, e bastante oneroso, diga-se de passagem.
O AES era um console doméstico à frente de seu tempo, onde os jogadores podiam desfrutar de games idênticos aos encontrados em fliperamas. |
A SNK, percebendo que o alto custo afastaria o consumidor final, resolveu, a princípio, negociar o Advanced Entertainment System com exclusividade aos estabelecimentos de locação, buscando testar o grau de receptividade de seu produto. O aparelho só foi disponibilizado ao público em 1991.
Em 1990 os ports de arcade para videogames domésticos costumavam apresentar perdas enormes, com gráficos simplificados, cortes em animações e som mais pobre. Isto ocorria devido à diferença de tecnologia de hardware empregada. A experiência original de uma partida somente era obtida caso o jogador comprasse sua própria máquina de fliperama e poucos, exceto hardcore players milionários, tinham condições financeiras para isso. Esta era a aposta do NEOGEO, trazer um avanço tecnológico igual ao dos estabelecimentos para dentro de casa.
Outro diferencial do AES era seu controle – um verdadeiro joystick, em estilo arcade, porém, adaptado para uso doméstico. Diferente das demais empresas contemporâneas que pensavam em estruturas simples e baratas, como as de gamepads, a SNK não poupou despesas desenvolvendo um controle robusto, de fino acabamento e de precisão admirável, mas que novamente, encarecia o produto final.
O NEOGEO foi ainda o pioneiro no conceito de memory cards de compatibilidade arcade/home, onde era possível salvar dados em casa e transferí-los para a máquina de fliperama. Com o passar do tempo várias empresas reproduziram esta idéia de versatilidade, no entanto, o AES foi o pioneiro já no começo da década de noventa.
Memory cards eram vendidos separadamente. Progresso do jogo e top rankings podiam ser salvos nele. |
Fonte: Praticamente uma tradução do link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php
Próximo artigo: Primeiros dias do NEOGEO e sua rápida evolução.
Neo Geo... um console que para mim é igual enterro de anão... eu nunca vi um... hehehehhehehe...
ResponderExcluirTambém o console era caro pra diabo! Maldita SNK... podia tê-lo lançado com um precinho mais camarada, pois o aparelho em si era excelente!
@André Breder
ResponderExcluirEu joguei bastante, tanto o CD quanto o AES. Quero ver se consigo comprar um MVS prá mim até o final do ano.
A TÁÁÁÁÁ Sandro tá postando no RNF XD
ResponderExcluirPor issoq ue eu tinha certeza que ja tinha lido isso em algum outro lugar kkkkkkkkk
"Neo Geo... um console que para mim é igual enterro de anão... eu nunca vi um... hehehehhehehe... "
ResponderExcluirFaço das palavras de Breder as minhas. Jamais vi o console, mas admito que pelo simples fato de ter um console ARCADE em casa, NEOGEO era um de meus sonhos sem concretização!