NEO GEO, 20 anos (parte 3) - Jogos de luta, a moda dos anos 90


neogeo20anos copy

Após uma boa primeira leva, jogos de maior poderio gráfico e de gameplay (que as ROMS de alta capacidade proporcionavam), foram lançados, conquistando progressivamente jovens e adultos. Uma continuação para FATAL FURY 2 foi lançada com o nome de FATAL FURY SPECIAL; oferecendo ao consumidor dos anos noventa uma experiência mais vibrante que as versões outrora conhecidas.


O sucesso alcançado por FATAL FURY 2, incentivou a produção de muitos outros títulos no estilo versus fighting para o NEOGEO.

NEO GEO3 copy

Foram apresentadas ao público seqüências de ART OF FIGHTING, que se caracterizava por utilizar funções de zoom durante os combates (revolucionando o conceito de animação), aliada a uma história diferente das usualmente encontradas em outros games do gênero. Tais características angariaram inúmeros novos fãs para esta franquia.

SAMURAI SHODOWN foi outra saga de sucesso que cativou os jogadores nesta época, apresentando uma temática completamente nova, pois se contextualizava no período do feudalismo japonês (século dezenove), com batalhas armadas a espadas, facas, shurikens, lanças, etc. SS também se destacava pelas suas artworks belíssimas e as cutscenes inovadoras.

NEO GEO3.2

Em 1994 o NEOGEO conheceria o fabuloso KING OF FIGHTERS, jogo que quebraria o paradigma versus fighting, ao introduzir confrontos entre equipes de três lutadores, mesclando personagens bem conhecidos pelo público da SNK.

A ADK, parceira da SNK, aproveitou o momento colocando no mercado WORLD HEROES; que contava com personagens intrigantes e um sistema de batalha onde o cenário poderia contribuir com a luta de uma maneira mortífera (conhecida como DEATH MATCH). Após o sucesso da ADK, outras third parties resolveram aliar-se à causa, produzindo mais e mais e enriquecendo a biblioteca do AES/MVS.

NEO GEO3.3

Foi assim então que o NEOGEO começou sua carreira como um console especializado no estilo versus fighting. Durante a década de noventa, a cada ano que passava, novos títulos de pancadaria davam as caras, sempre com inovações bem vindas e gráficos cada vez melhores. Não há dúvidas de que a SNK foi uma das maiores responsáveis pela febre dos games de porrada naquela geração; não só pelo fator tecnológico, mas também pela exponencial evolução da jogabilidade, evidenciada em cada lançamento.


Leia também os demais capítulos:


Praticamente uma tradução do link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php
Próximo artigo: Personagens marcantes da SNK.
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Jogos de luta, putz grila!! NUNCA FUI BOM NISSO, na verdade sempre fui o maior zé mané na hora de fazer um hadouken kkkk

    ResponderExcluir
  2. Rapaz quanto jogão! Curto pacas o World Heroes, Samurai, Fatal Fury!!

    Mandou bem, Sandro!

    Ah...o Sabat é prego!!!! huahaua

    ResponderExcluir
  3. Tambem curtu muito esse tipo de jogo,uma fase de ouro os anos 90 pena que eu não era dependente financeiro e tinha que depender da bondade de meu pai para dar uma jogadinha nos fliper...
    Muito legal Sandro ...Valeu .


    Nesbitt vamu jogar KOF de novo...kkkkkkkkkk

    PS : Bloody Roar eu nao quero.

    ResponderExcluir