Um Zelda Multiplayer! The 4 Swords Adventures [NGC]

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Não é segredo prá ninguém o quanto gosto de Zelda - tanto que este é meu quarto review da franquia que publico por aqui. Hoje vamos analisar a versão The Legend of Zelda: Four Swords Adventures, lançado em 2002 pela Nintendo, para o GameCube.

Four Swords não segue o padrão tradicional dos demais capítulos da saga, trazendo dois atributos inovadores, agradáveis aos retrogamers: Gráficos Old School e multiplayer.

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Basicamente, a história envolve o vilão Vaati, seqüestrador de donzelas, que toca o horror no Reino de Hyrule, aborrecendo a princesa Zelda. Para acabar com esta onda de crimes, esteja preparado para enfrentar puzzles complicados e batalhas armadas contra seres mitológicos, através do uso estratégico da espada, arco e flecha, bombas, bumerangues e etc. Tudo ao melhor estilo Action-RPG Medieval, de incrível semelhança visual com o clássico Zelda a Link to the Past do Super Nintendo.

Como o título do jogo sugere, agora temos quatro heróis, quadrigêmeos de Link, os protagonistas da aventura. Interessante é a opção para até quatro jogadores, fato que eleva bastante o fator replay. Entretanto, para poder explorar isso, é necessário um combo de consoles; além do NGC é preciso adquirir um Game Boy Advance (substituto do controle) para cada player adicional. Ou seja, uma GBA para cada Link.

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Assim, quando um dos Links entra numa caverna ou num lugar fechado, a tela principal não precisa ser dividida, pois a screen do Game Boy entra em ação, transmitindo o que se passa dentro destes ambientes.

Abaixo separei um vídeo que ilustra melhor o que estou falando:


Como Game Boy não é coelho pare se reproduzir e uma coleção de handhelds repetidos é coisa de milionário NERD, aos pobres coitados restam apenas duas possibilidades: primeiro, convidar amigos donos de GBAs ou, caso você não tenha nem o seu próprio portátil (assim como eu), partir para o modo single player mesmo!

Sozinho, o GameCube simula a tela do GBA e você controla os 4 Links; ou ao mesmo tempo ou um por vez. Movendo-os simultaneamente dá prá fazer algumas combinações verticais, horizontais, em forma de quadrado e losango. Toda esta flexibilidade de movimentos abre um leque de possibilidades para se resolver puzzles e atacar adversários.

Os enigmas judiam do caboclo neste jogo, são difíceis, porém, bem bolados. Não deixe de colher informações preciosas com os habitantes e preste bastante atenção nas dicas espalhadas pelos cenários.

Os gráficos, apesar de parecidos aos do a Link to the Past, são extremamente charmosos e recheados de efeitos de luz, explosões e animações modernas; formando uma combinação retro-contemporânea muito bacana! Já vi gente metendo a lenha no visual, mas como bom retrogamer, não podia deixar de elogiar este quesito. As músicas e trilhas sonoras mantém o mesmo padrão da franquia, ou seja, são ótimas!

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O mais interessante deste Zelda é a objetividade, não há aquelas missões intermediárias onde é preciso conversar com Deus e o mundo, pegar itens e levá-los de uma ponta à outra do mapa até que uma dungeon se abra. Tudo é muito direto, sem enrolação. Sei da importância dada por muitos fãs a estas partes, eu mesmo já gostei muito, mas atualmente estou um pouco cansado de vagar por horas sem saber o que fazer, atrás de uma pista escondida onde o Judas perdeu as botas para progredir.

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The Legend of Zelda: Four Swords Adventures é um jogo underrated, deixado de lado na geração passada por conta do estrondoso sucesso de Wind Waker e pelos seus gráficos considerados retrógrados. Entretanto, embalado pela moda saudosista dos últimos dias, o game pode ser encarado com novos olhos. O visual retro-contemporâneo, outrora considerado feio, encanta nossa atual percepção nostálgica de beleza. Prepare-se para encarar um Action-RPG mais objetivo que os demais Zeldas; sem as enrolações entre os calabouços, porém recheado de combates armados e quebra-cabeças que derretem a cuca, tudo executado de maneira semelhante ao clássico "A Link to the Past" e embalado pela tradicional trilha sonora da saga. Infelizmente a divertidíssima opção multiplayer, requer GBAs adicionais, o que dificulta um pouco as coisas, contudo, o modo single também não decepciona.

9/10

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About Sandro Vasconcelos

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6 comentários:

  1. Fantástico o lance de jogar multiplayer com o GBA, que coisa MARA!
    Realmente remete ao Zelda a Link to the Past.

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  2. @Ritalinando

    Pois é, até parece que o Wii U foi inspirado neste jogo.

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  3. Esse ae eu curti bastante também, e nem só por parecer com o de SNES, é porque é bom mesmo. O esquema de dividir o jogo em fases ajuda bastante nessa coisa dele ser mais direto. Pena que como você eu também tive que encarar o "single palyer", jogar Zelda com os amigos deve ser muito divertido.

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  4. Zelda sempre foi um dos RPGs que eu mais gosto! O triste é que eu não conheço todos os jogos da franquia, e reviews como esse ajuda ao menos eu me aproximar dos jogos que eu ainda não joguei! Agora, bora baixar o emulador e ver se o jogo é bom :)!

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  5. Esse jogo é legal pra caramba! Infelizmente não tinha 4 interessados pra jogar comigo no multiplayer né, e jogar controlando os outros 3 Links meio que por controle remoto não chega nem perto de ser tão foda quanto em multiplayer. Mas ainda assim, era um baita jogo!

    Não o considero underrated não, tanto por que a versão de DS fez um sucesso danaaaaaaado!

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  6. Mandou bem em filhão! Este zelda foi o que menos joguei... nunca consegui jogar ele... bahh

    quem souber como jogar pra 1 no dingoo me fala please xD

    tem alguma história este jogo??

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