Momentos Inesquecíveis (parte 2/9) - ZX Spectrum

consoles-todos BANNER

Dando prosseguimento à serie de boas lembranças adquiridas com a prática de jogar videogame, hoje vamos falar um pouco das sensações que tive com o TK-90X, ou ZX-Spectrum, como queiram.



Capítulo 2: ZX Spectrum

Meu irmão Marlos foi ludibriado por um colega pidão e acabou fazendo uma troca injusta de mano no Atari dele por um Odyssey 2. O brinquedo da Philips até que tinha seus pontos positivos, como aquele COME-COME bem animado, o SENHOR DAS TREVAS (um shooter bem divertido) e até mesmo o esquisito DIDI NA MINA ENCANTADA. Porém, em poucos meses percebemos que saímos no prejuízo neste negócio, pois os games, em sua imensa maioria, eram menos profundos e enjoavam rapidamente.

odyssey

Após esta cagada, meu irmão se redimiu pedindo de aniversário um microcomputador. O MSX seria a bola da vez, entretanto, por fatores econômicos acabamos optando por um ZX Spectrum mesmo, conhecido como TK-90X no Brasil. Apesar da leitura lenta dos games em fita cassete (quase cinco minutos de loadings torcendo para não dar erro e ter que começar tudo novamente), os games desta plataforma eram bem superiores aos do Atari. Não se fazia mais necessário instigar a imaginação visualizando um cavaleiro de armadura enquanto se via apenas um quadrado na tela. No TK era possível ver sprites de verdade, com cores mais vivas. Os títulos disponíveis tinham mais fases e apresentavam um enredo, não mais ficavam naquele ciclo vicioso de estágios se repetindo infinitamente.

ZX-Spectrum

Agora com 8 anos, a sensação que tive ao ver Knight Lore pela primeira vez foi indescritível. O carinha aparecia perdido num castelo e se transformava em lobo todas as noites. Os gráficos eram soberbos em perspectiva isométrica. O ZX Spectrum ainda continha versões de Arcades famosos, que mesmo sendo consideravelmente inferiores às originais, amenizavam nossas lombrigas, matando um pouco a vontade que tínhamos de estar no fliperama.

Programação:
Meu irmão mais velho viveu mais esta época de programação, ele comprava revistas tipo a INPUT, que ensinavam a programar e davam códigos prontos na linguagem BASIC. Eu sabia fazer coisas simples como quizzes (perguntas e respostas), já meu brother elaborava coisas mais complexas, como jogos e aplicativos.
Uma vez o Marlos ficou a tarde inteira programando um game de labirinto que tentava simular um 3D, ele ainda não tinha salvo quando eu esbarrei na tomada e desliguei o TK-90X, fazendo-o perder um sábado inteiro de trabalho. Nem preciso dizer que tive que me esconder prá não levar umas lapadas, né?

Knight Lore


Características marcantes da época: ter que regular o cabeçote dos gravadores de fita cassete para buscar o agudo ideal na leitura dos jogos. A longa espera pelo carregamento também é um fato a se considerar. Jogos absurdamente difíceis.

Games preferidos deste aparelho:
  • Knight Lore
  • Manic Minner
  • Bruce Lee
  • Yie-ar Kung Fu
  • Exolon
  • Renegade
  • Load Runner
  • The Way of the Exploding Fists
  • Sai Combat
  • Atic Atac
  • Great Escape
E você, gostaria de compartilhar como foi sua experiência com o Zx-Spectrum ou algum “TK” da vida?



Não deixe de conferir os outros capítulos da śerie Momentos Inesquecíveis!
Atari;

Siga @Tandrilion no Twitter!
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário