Shoot'em up dançante: Viewpoint [NEOGEO]

VIEWPOINT-banner

Ao lançar Zaxxon em 1982, a SEGA introduziu a perspectiva isométrica no estilo shoot ‘em up, inovando no mercado de arcades. Em Viewpoint (NEOGEO, 1992), a empresa Sammy repetiu com sucesso esse estilo visual, agradando aos fãs da plataforma da SNK.

Para quem não sabe, perspectiva isométrica nada mais é do que um falso 3D, o que faz com que o jogo não seja nem vertical, tampouco horizontal, mas apresente-se num ângulo de 30°. Assim, todos os elementos parecem tridimensionais, e o resultado é um efeito bem legal. A foto a seguir compara os títulos supracitados e dá uma noção de como é um trabalho nessa perspectiva:

view1

Zaxxon à esquerda e Viewpoint à direita, ambos em perspectiva isométrica

Viewpoint é um shooter básico, ou seja, mande bala em tudo o que aparecer na tela, pegue itens e aperfeiçoe seu arsenal. Siga com destreza e atenção até o final do estágio e mostre competência ao derrotar aquele monstro gigantesco que o aguarda. Apesar de simples a história não compromete, já que esse quesito não é primordial em games de nave.

view2

A jogabilidade funciona de forma eficiente, pois requer o uso de apenas dois botões; um para atirar (A) e outro para lançar bombas (B). O tiro pode ser simples (toques rápidos), ou carregado (segurando o botão por um tempo). Com o tiro simples, ganha-se em velocidade e perde-se em potência de disparo; com o carregado, o comportamento é exatamente o oposto. A nave responde bem ao direcional, parecendo um pouco pesada às vezes, principalmente em momentos de slowdowns, que não são tão frequentes mas acontecem.

view3

A dificuldade desanima um pouco, sendo exageradamente alta, uma verdadeira sina. Pode ser um fator positivo àqueles que gostam de desafios, mas a tentação de desistir pode persuadir facilmente aos menos pacientes.

Os gráficos são ótimos. Os inimigos, assim como a nave principal, são bem animados e os chefes enormes. O vôo se dá de maneira suave e as bombas geram efeitos visuais de cair o queixo. A saraivada de projéteis é destacada para não causar confusão com o background, que diga-se de passagem, é constituído por cenários lindos e diversificados.

Agora, o show mesmo quem oferece é a trilha sonora pop, um espetáculo a parte. O game já começa a todo vapor, com uma batida sensacional, e mantém a qualidade no decorrer da partida. Os efeitos sonoros não acompanham o padrão das faixas musicais, mas também não decepcionam.

view4

Viewpoint pode ser encarado como uma evolução do clássico Zaxxon. A empresa Sammy fez um ótimo trabalho para NEOGEO, produzindo um jogo único, tanto pelo seu ângulo de visão em perspectiva isométrica quanto pela sua boa jogabilidade. Os gráficos são belos, com um sortido range de inimigos e fases. O som é recheado de hits pop sensacionais que empolgam. O ponto negativo fica por conta da exagerada dificuldade: prepare-se para morrer e tentar de novo infinitas vezes.

8,5/10

A dificuldade exagerada acaba desestimulando um pouco o jogador, se não fosse isso o game seria melhor avaliado.

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Vale destacar que esse jogo tb foi lançado para o Mega Drive

    ResponderExcluir
  2. O Mega Drive e o PS1 receberam Viewpoint, mas estas versões não eram tão brilhantes quanto à do NEOGEO.

    Obrigado pela visita Anônimo! ;D

    ResponderExcluir