Olá leitores do Retronewsforever! Em uma série de 9 posts (eu acho), pretendo resumir um pouco as sensações que tive ao experimentar alguns dos principais consoles que marcaram minha vida até hoje. A narrativa compreende um período de muitos anos, começando com o Atari 2600 em 1984 e terminando na atual geração. Espero que gostem!
Capítulo 1: Atari 2600
O primeiro console que vi na vida aos 6 anos, não era meu na verdade, pertencia ao meu irmão mais velho. Apesar disso, usufrui bastante do brinquedinho.
Lembro que ao embalar a caixa escondido do aniversariante, meu pai pediu para que eu mentisse, dizendo ser um cobertor ao invés de um videogame. Não era o caríssimo Intellivision que meu brother ansiava, mas mesmo assim ele ficou bem feliz ao ver a marca Atari estampada na caixa, entendendo a situação financeira limitada da família naquele momento. A embalagem também continha dois cartuchos inclusos: PACMAN e Missele Commando.
Com isso, o aclamado COME-COME foi meu primeiro contato com games eletrônicos caseiros (já conhecia fliperamas). Conseguimos emprestado na mesma noite uma fita do Enduro, uma corrida estilo Fórmula 1 que despertou paixão em todos, inclusive nos meus pais. Por incrível que pareça o Atari 2600 foi o único videogame, até o lançamento do Nintendo Wii, que trouxe interesse dos meus pais, as gerações subseqüentes começaram a introduzir mecânicas mais complexas, afastando-os dos joysticks.
Características marcantes da época: troca-troca de cartuchos com amigos e colegas. Assoprar a fita quando o console não conseguia ler o jogo também era uma prática comum. Nossos responsáveis não deixavam que a gente jogasse muito com medo de estragar o tubo de imagem da TV. Dividir a TV entre o videogame e a hora da novela/jornal. Jogos de poucas fases, que se repetiam até o game over.
Games preferidos deste aparelho:
- H.E.R.O.
- Seaquest
- Adventure
- Enduro
- Congo Bongo
- Moon Patrol
- Megamania
- Pitfall
- X-Man (minha primeira experiência sexual, hehehe)
- Frosbite
- River Raid
E você, gostaria de compartilhar sua história de amor ou ódio com o Atari 2600?
Não deixe de conferir os outros capítulos da śerie Momentos Inesquecíveis!
- Atari;
- Nintendinho;
- Mega Drive;
- Dreamcast;
- Game Cube;
Siga @Tandrilion no Twitter!
Muito bom Tandrilion!
ResponderExcluirEm doses homeopáticas assim vai ficar bem legal ler sua história por inteiro. Engraçado, H.E.R.O. e Megamania são os dois que comprei até agora no Game Room do Xbox. H.E.R.O. é o melhor jogo já feito pela Activision, ever. Jogo ele semanalmente. "Level Pro" - inesquecível. :)
Quando é o próximo post? Abraço!
Nossa... ótimo post cara.. muito bom mesmo! Atari ruleia!!!
ResponderExcluirH.E.R.O. é meu preferido do atari também! Megamania então nem se fala... mas meu coração fica mesmo no Adventure...
@cosmonal
ResponderExcluirOpa fera! Obrigado por prestigiar nosso espaço, sua presença é nobre! :D
H.E.R.O é um jogaço mesmo, só que não sou muito bom nele não, quando começa a aparecer aquele monstro aquático e as bombas acabam, me obrigando a ter que destruir as paredes com o raio, eu me borro todo, rs.
Sempre tive vontade de "fechar" este game, mas outros mais modernos acabam me desconcentrando.
Engraçado que coincidiu seu video com memórias e estes posts que já preparei contando minhas experiâncias, rs.
Abraço, tudo de bom!
Ah, acho que será semanal ou na medida com que o Gagá for soltando os episódios no blog dele.
@Nesbitt
Obrigado pelo elogio, estou tentando seguir seus passos!
Moon Patrol
ResponderExcluir===========
Pra quem gosta deste tipo de jogo, tem o Lunar Patrol pra celulares Nokia S40, disponivel na loja da Nokia (OVI Store).
Roda lisinho (50 fps!) com excelente jogabilidade. Recomendo!!! Nota 10!