Opinião - Achievements e Troféus [jogos modernos]

opinião-banner

Hoje estou estreando esta coluna chamada opinião, nela pretendo discutir assuntos relacionados a games numa visão mais crítica. O post que escolhi para inaugurar a ideia surgiu quando percebi que o número de troféus ou conquistas tem sido utilizado por muitos como parâmetro para se medir o quão bom um jogador é.

Gostaria primeiramente de deixar claro que considero platinas ou conquistas adições interessantes aos jogos modernos, pois não comprometem em nada, apenas acrescentando tarefas que contribuem para a longevidade/replay value dos títulos.

Entretanto, eu não curto como a ideia tem sido utilizada. Percebo que há uma disputa nada madura entre muitos gamers, que se gabam pela quantidade de conquistas que têm. Não acredito que achievements sejam parâmetros para se medir alguma coisa. Eu mesmo não tenho nenhuma platina; possuo sim algumas conquistas decorrentes de minha jogatina normal e espontânea, mas não me empenho em zerar todos os objetivos, acho até perda de tempo, pois há objetivos totalmente desnecessários, que sinto-me até ridicularizado em cumpri-los. Geralmente quando adquiro um título, costumo colocá-lo no hard logo de cara, não para computar na internet o quanto eu sou foda, mas simplesmente porque me amarro em um bom desafio. O Paper Mario do GameCube é um bom exemplo, terminei todas as missões secundárias (inclusive os 100 challenges),  não para computar um troféu, mas pelo simples prazer de cumprir as tarefas. Achievements deveriam ser desafios pessoais, e não argumento para trollagem em nível mundial, mesmo porque as pessoas não devem sentir-se obrigadas a provar nada prá ninguém. Ora, de disputadada já chega a vida, na minha ótica os jogos eletrônicos são objetos de diversão descompromissada.

Enfim, uso o videogame somente para a diversão minha e das pessoas que visitam minha casa. Essa história de que "eu te humilho nesse ou naquele game" foi uma característica que, graças a Deus, ficou na minha infância. Obviamente curto um desafio versus também (tanto que jogo online), mas não creio que fulano seja melhor que ciclano apenas porque cumpriu objetivos, que muitas vezes são toscos ao extremo; como se jogar de penhascos ou terminar o jogo 10 vezes seguidas no hard, plantando bananeira.

Mas nada contra os que gostam, é apenas minha opinião.
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário