Momentos Inesquecíveis (Parte 3/9) – NES

consoles-todos BANNER

Vamos nós para o terceiro capítulo da saga “Lembranças Inesquecíveis”, hoje retratando as maravilhosas sensações que tive ao conhecer o idolatrado NES, o Nintendinho para os íntimos. Boa leitura! :D

Capítulo 3: Nintendinho

O ZX Spectrum já tinha caído no esquecimento, principalmente depois de acompanhar a evolução dos arcades e de jogar o MSX e Amiga na casa de amigos. Nossa, o MSX dava um banho no TK-90X, o Yie-ar Kung Fu 2 era um espetáculo e os jogos de nave eram de babar. O Apple 2 então com Karateka nem se fala, era um sonho distante (meu pai era pobre, hehehe).

yie-arkungfu-karateka

O sonho de ter um videogame maneiro retornou com as propagandas estilo ficção científica do Master System na TV e nas novelas. Mas meu pai ficava sempre assustado ao ver o preço do hardware da SEGA nas vitrines e isso me desanimava.

Contudo, com o advento dos muambeiros do Paraguai, a história começaria a mudar, já que os preços praticados neste país, como todos já sabem, são bem melhores que os do comércio brasileiro. Foi assim que adquiri o Nintendo Entertainment System, meu primeiro videogame de fato, no auge dos meus 11 anos.

Lembro que um amigão me chamou na casa dele falando um palavrão chamado Micro Genius. Achei o nome bem esquisito, mas mesmo assim fui ver do que se tratava. Quando cheguei lá e entrei na sala, tive a sensação mais gostosa que já senti no universo dos jogos eletrônicos. Estático, sem ao menos piscar, deslumbrava uns familiares deste amigo se divertindo com um game muito louco! Reconheci o personagem dos Arcades, era o Mario, mas numa aventura bem diferente. Ele era pequeno e crescia ao pegar um cogumelo, além disso atirava bolinhas de fogo ao se alimentar com uma flor. A tela rolava horizontalmente e existiam segredos, incluindo bônus e até estágios secretos bem escondidos no cenário. Os inimigos apresentavam uma animação soberba e havia um confronto especial ao final de cada mundo. Mario fazia de tudo, só faltava voar, pelo menos nos primeiros capítulos da série, pois em Super Mario Brothers 3 até isso o bigodudo viria a fazer.

mariobross

No mesmo dia comecei a infernizar meu velho, tanto que ao final daquele ano receberia de Natal, via Paraguai, meu memorável Micro Genius, mais um dos inúmeros clones do Nintendinho.
O NES foi um dos consoles que mais me divertiu, ligava o bichinho religiosamente todos os dias conhecendo franquias que me acompanhariam para sempre. Infelizmente esta brincadeira começou a perder a graça depois que fiquei sabendo da existência do Mega Drive, um hardware que seria duas vezes mais potente que o Nintendinho, mas isso fica para o próximo capítulo.

microgenius-nes
Micro Genius à esquerda, NES à direita

Características marcantes da época: Cartuchos com 40 a 100 jogos, com um monte de títulos semelhantes, apenas com algumas diferenças tênues (dificuldade, cores, etc). Varar a madrugada para fechar um game, pois a comodidade dos saves ainda não era difundida. Passwords gigantescas e confusas eram comuns para se preservar o progresso da partida. Jogos com dificuldade absurdamente injusta nos faziam arremessar os controles na parede da sala. Encontros frequentes com os amigos para uma jogatina.
Games preferidos deste aparelho:
  • Super Mario Bros 1 e 3
  • Tetris
  • Contra
  • Excite Bike
  • Bomberman
  • Teenage Mutant Ninja Turtles 2
  • Double Dragon 2
  • Castlevania
  • Batman
  • Ghosts N’ Goblins
  • Adventure Island
  • Mega Man 2
  • Ninja Gaiden

E você com certeza deve discordar desta lista, né? Acrescente então qual é o game que mais te emociona ao lembrar do Nintendinho!

Não deixe de conferir os outros capítulos da śerie Momentos Inesquecíveis!
Atari;


Siga @Tandrilion no Twitter!
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. kra, tenho de confessar :a maior tristeza gamer que tenho foi nunca ter tido um Nes, na minha cidade o Master reinava soberano e o nes era quase desconhecido. Apesar de ter sido marcado pelo Master, hoje desbravando os games do Nes vejo como são superiores e como teria sido mágico jogá-los na época. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive o Master, mas fiquei meses com um Game Gear emprestado e adorei os jogos que experimentei, mas confesso que também acho o NES superior.

    ResponderExcluir