Green Beret [Zx-Spectrum]

clip_image002

Como diz o ditado popular, “Recordar é Envelhecer”… nesse clima, voltemos a 1986, ano em que a Imagine Software traria para os felizes proprietários do ZX Spectrum uma versão do clássico arcade da Konami, Green Beret, lançado no ano anterior.

Na história, que transcorre no período da Guerra Fria entre Estados Unidos e URSS (o contador de vidas é a foice e o martelo da temida bandeira comunista), militares americanos são capturados pelo exército russo. Para resgatar estes reféns, um soldado altamente treinado é recrutado. Como uma ovelha entregue aos lobos, o herói entra na base inimiga sem apoio bélico algum, munido inicialmente apenas de uma faquinha!

Assim como no arcade, o jogo é dividido em quatro estágios estilo side-scrolling no leste europeu:

Estágio 1: Base de Mísseis

clip_image004

Neste estágio, a base de mísseis da União Soviética é invadida pelo protagonista. A arma especial encontrada aqui,é um lança chamas. Muito cuidado com as minas terrestres!

Estágio 2: Porto

clip_image006

A bazuca nesta fase será útil para desmantelar o intento dos adversários. Fique atento aos cães raivosos e aos paraquedistas!

Estágio 3: Ponte

clip_image008

Lance granadas para atravessar a ponte dos russos. O lança chamas é de extrema importância para derrubar os helicópteros hostis.

Estágio 4: Campo de Prisioneiros

clip_image010

Enfim, o campo onde os americanos são mantidos reféns. Todas as armas anteriores poderão ser utilizadas aqui; mas não se empolgue, nem esta aparente vantagem trará facilidades diante dos enfurecidos seguidores de Stalin!

Uma lenda do Spectrum

jonathansmith

Obviamente o Green Beret dos fliperamas era bastante superior (foto abaixo). Mas esta conversão para o Spectrum tem muitas qualidades, recriando, dentro das limitações técnicas de hardware (leia-se 48 kbytes), todas as missões e inimigos de forma competente. Só os efeitos sonoros simplórios é que ficaram devendo, sacrificados em prol do visual.

O mérito desta excelente conversão é de Jonathan “Joffa” Smith, lendário desenvolvedor de clássicos do Spectrum como Cobra e Hyper Sports (também original da Konami). Embora a maioria dos jogos que lançou para o computador tenham sido conversões, seu talento era tão grande que até hoje o homem é reconhecido por muitos como o maior programador do Spectrum. Infelizmente, Joffa faleceu no dia 26 de junho de 2010.

clip_image011

Joffa mostrou toda sua competência ao converter o clássico Green Beret para o ZX Spectrum. O game traz a essência do conteúdo presente no arcade: ação, diversão, dificuldade e todo um clima de guerra. A dificuldade da partida é bem dosada, mesmo com a morte a um simples esbarrão, sendo possível fechar as 4 missões com apenas alguns dias de treino. De certo que a experiência final ficava devendo em relação à original, mais isso era o que tínhamos de mais próximo aos fliperamas da época. Quer relembrar o título ou conhecer o trabalho de conversão para o Spectrum sem precisar de emulador? Visite este site em flash http://www.zxspectrum.net/ .

8,5/10

Créditos: Okario (www.gagagames.com.br).

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Cara, eu jogava muito isso mas no Arcade, porém sempre perdia facilmente.

    Existe também uma versão para o NES, mais conhecido como Rush N' Attack, já que o nome Green Beret, se não me engano é o nome europeu.

    ResponderExcluir
  2. é verdade Nesbitt, a versão do NES é bem mais bem feita. Mas como eu disse no review, na época o Zx-Spectrum era o mais próximo que tínhamos do arcade. Os banners voltarão ao padrão logo, estes posts que estão aparecendo já estavam agendados. Abraço irmão!

    ResponderExcluir