The Great Escape [Zx-Spectrum]

GreatEscape-Banner copy2

Olá leitores do Retronews! Dando continuidade ao nosso museu dos jogos, hoje analisaremos The Great Escape, lançado para o Zx Spectrum.

Baseado no filme homônimo, o jogo The Great Escape (produzido pela Ocean, em 1986) conta a história de um prisioneiro de guerra, que tenta escapar de um campo de concentração na fria Alemanha nazista de 1942. A prisão, um pequeno castelo, fica situada entre penhascos e o gélido mar do norte. A única entrada oficial é pelo rústico portão principal, ao qual apenas pessoas autorizadas têm acesso. Com exceção dessa passagem, tudo à volta é cercado por muros altos, arame farpado, soldados nada amistosos, cães bravios e holofotes.

escape0

A jogabilidade é bem interessante; caso o gamer não toque no controle, o personagem acompanha o ritmo diário da prisão, dormindo, tomando café, almoçando, exercitando-se etc. A bandeira do lado esquerdo da tela indica o andamento das coisas: a altura da flâmula mostra se o fugitivo está se saindo bem em sua missão, e a cor mostra se a rotina está sendo seguida ou não. Há diversos meios de fuga: por túneis, cortando a cerca ou até mesmo infiltrando-se entre os germânicos; é imprescindível planejar bem a fuga, usando as ferramentas adequadas nos momentos certos.

escape1

Os gráficos são em perspectiva isométrica 3-D, com personagens bem desenhados e cenário bem detalhado. Não há muitas cores, prevalecendo a cor branca durante o dia e a azul durante a noite; tons certamente propositais, pois transmitem com exatidão o clima de frieza e agonia de um ambiente de guerra.

O som é fraco, como de praxe no Zx Spectrum, devido às limitações do hardware. Os desenvolvedores preferiam economizar memória, sacrificando os efeitos sonoros e musicais em prol de aprimoramentos visuais. Basicamente, os sons se resumem ao toque da campanhinha (alerta de fuga) e a breves barulhinhos decorrentes do manuseio de itens.clip_image001[2]

Escape3

Atualmente existem várias maneiras de se jogar GE, tanto em sua plataforma de origem quanto por emuladores ou em sites retro. Eu, particularmente, costumo jogá-lo no Dingoo (pelo software GP2Xpectrum), que permite o uso de save state, opção praticamente obrigatória diante do insano nível de dificuldade do título.

escape2

The Great Escape foi criado originalmente para o Zx Spectrum, mas teve diversos ports para outros sistemas. Ele ficou em vigésimo terceiro no Top 100 da Sinclair http://www.ysrnry.co.uk/articles/ystop100_4.htm e foi justamente avaliado com nota 9 na revista oficial em 1987. É um título envolvente, capaz de prender o gamer por horas a fio. Prepare-se para uma árdua tarefa: escapar de um campo de concentração alemão em plena guerra mundial. Palmas aos ousados programadores da Ocean, que mesmo em meio às limitações técnicas e de memória, conseguiram executar um trabalho brilhante!

9/10

Fontes: http://www.ysrnry.co.uk/articles/ystop100_4.htm, http://www.crashonline.org.uk/35/greatescape.htm, Eurogamer, Wikipedia.

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário