Godspell – a Esperança (1973)

banner-godspell copy

"Preparem o caminho do Senhor! Assim anunciava João Batista, soando sua trombeta. Todos os que creram em sua mensagem rumaram à Nova Iorque, onde foram batizados no chafariz da praça central.”
São Mateus, capítulo 3
Opa, tem alguma coisa errada nesta bíblia ai!!! Nova Iorque??!!?? Chafariz???

Imagine a vinda de Cristo em terras americanas nos anos 70. Provavelmente o teor da mensagem cristã não se alteraria, contudo, as parábolas e a própria missão de Jesus seriam adaptadas dentro do pensamento e costumes daquela década. É exatamente isso que o filme Godspell, baseado na bem sucedida peça teatral homônima, escrita por Stephen Schwartz e John-Michael, propõe. Com muito bom humor apresenta uma versão musical e meio hippie do evangelho segundo Mateus.

Jesus copy

Ao relatar a passagem de Emanuel entre os americanos, os autores preferiram dar um enfoque maior nas parábolas, ao invés dos sinais e milagres, numa clara intenção de transmitir mensagens contendo lições de vida, com enfoque no amor, paz e justiça entre os homens.

discipulos copy

É impossível falar desta película sem mencionar a qualidade musical, que é um show de inspiração e não perde o padrão durante os 103 minutos da história. Praticamente todas as trilhas transmitem as passagens bíblicas com muita eficiência e descontração, tanto nos momentos de felicidade quanto nos momentos mais difíceis da vida de Jesus.

O figurino segue a tendência da época, com roupas coloridas e leves nos apóstolos e um visual semelhante a de um mímico, ou até mesmo de um palhacinho, para o Filho de Deus.

danças copy

Brincar com a aparência do Messias (ele usa uma camisa do super-homem, por exemplo), bem como, readaptar as famosas parábolas com humor em cenário nova-iorquino pode causar, a princípio, um sentimento de repulsa ao espectador cristão tradicional (Godspell, de fato, causou muita polêmica entre os religiosos após sua estreia no Teatro da Broadway). Entretanto, aquele que se propor a enxergar além de aparências irá perceber que a mensagem bíblica permaneceu intacta e que, ao relatar um Jesus contemporâneo, é possível perceber uma divindade bem diferente daquela figura histórica e inacessível que a religião nos ensinou.

dvd copy

Direção: David Greene

Elenco:
Victor Garber, Katie Hanley, David Haskell, Merrell Jackson, Joanne Jonas, Robin Lamont, Gilmer McCormick, Jeffrey Mylett, Jerry Sroka, Lynne Thigpen e John-Michael Tebelek.

Trecho do filme!

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Gosto muito de filmes clássicos!

    Não conhecia esse filme, mas baseando-se no trailer, parece ser bem agradável.

    Assim que puder, irei dar uma chance a esse filme! você tem um gosto refinado Tandrillion!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, que mistureba!! Mas me deixou curioso... vou baixar isso ae pra ver como é kkkk

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a mistureba também!!! Vou ver se consigo dar uma conferida no filme!

    ResponderExcluir
  4. @Cyber Woo
    @Sabat
    @Nesbitt

    O filme é bem gostoso de se assistir, leve mesmo! As músicas grudam na cabeça. Fiquei uma semana cantando as trilhas do filme sem parar, rs.

    ResponderExcluir