O primeiro console a gente nunca esquece! - Tandrilion

consoles-atari

Este post é parte do meme “O primeiro console a gente nunca esquece”. Se você tem um blog e também deseja participar, basta primeiro criar um post sobre o tema, e me avisar aqui nos comentários para que eu coloque um link para o seu post na lista de blogs participantes.

* Extraído do post “Momentos Inesquecíveis parte 1”, com  complementações significativas para a adequação do texto ao propósitos do meme.


O Atari 2600 foi o primeiro console que vi na vida aos 6 anos, não era meu de fato, pertencia ao meu irmão mais velho, apesar disso, usufrui bastante do brinquedinho, talvez até mais do que ele.

Lembro que ao embalar a caixa escondido do aniversariante, meu pai pediu para que eu mentisse, dizendo ser um cobertor ao invés de um videogame. Não era o caríssimo Intellivision que meu brother ansiava para comemorar seu aniversário, mas mesmo assim ele ficou bem feliz ao ver a marca Atari estampada na caixa, entendendo a situação financeira limitada da família. A embalagem também continha dois cartuchos inclusos: PACMAN e Missele Commando.

atari-jogos

Com isso, o aclamado COME-COME foi meu primeiro contato com games eletrônicos caseiros (já conhecia fliperamas). Conseguimos emprestado na mesma noite uma fita de nome Enduro; uma corrida estilo Fórmula 1 que despertou paixão em todos, inclusive nos meus pais. Por incrível que pareça o Atari 2600 foi o único videogame, até o lançamento do Nintendo Wii, que trouxe interesse aos meus pais, as gerações subsequentes começaram a introduzir mecânicas mais complexas, afastando-os dos joysticks.

mae-atari-eu

Minha mãe arriscava alguns jogos de vez em quando, os preferidos dela eram Enduro e River Raid. Obviamente ela não jogava muito bem, mas se divertia bastante (este é o intuito principal dos jogos eletrônicos, não é mesmo?!).

Minha experiência com Adventure foi fantástica, inclusive o game me proporcionou momentos inesquecíveis de união familiar. Este cartucho, juntamente com o Super Mario 64 (anos mais tarde) foram os únicos que minha mãe acompanhava enquanto eu jogava. No caso do game do Atari, ela até parava de fazer as tarefas domésticas pra me assistir. Era legal que ela dava pitacos quando eu estava perdido no labirinto, sugeria aonde poderiam estar as chaves e se assustava e sentia pena quando o dragão me derrotava.

adventure

Apesar dos gráficos simples, eu sempre visualizei um cenário medieval com cavaleiros e dragões nesta fita, pois, além de possuir uma imaginação fértil, as caprichadas artworks na capa davam dicas claras do contexto. Diferente da maioria, eu não acho o visual de Adventure malfeito não, gosto da simplicidade; como bem diz o Cosmonal: “tem um charme minimalista”, com um aspecto parecido a um jogo de tabuleiro. Os castelos são bem legais e a ideia da ponte atravessar paredes foi revolucionária naquela época.

Eta tempinho bom, de troca-troca de cartuchos com amigos e colegas. Da necessidade de assoprar as fitas quando o console não conseguia reconhecê-las. Tenho saudades até do medo que meus responsáveis tinham de que a TV fosse danificada com o uso do console. Sinto falta, inclusive, de ter que compartilhar a TV entre os momentos de jogatina e a novela/jornal.

O Atari 2600 não foi a plataforma que mais gostei, mas certamente representa uma época em que fui muito feliz; de uma vida simples, mas de muitos amigos!

atari-jogos2
Games preferidos do Atari 2600:
  • H.E.R.O.
  • Seaquest
  • Adventure
  • Enduro
  • Berzerk
  • Congo Bongo
  • Moon Patrol
  • Megamania
  • Pitfall
  • X-Man (este minha mãe não sabia que eu tinha)
  • Frosbite
  • River Raid
Siga @Tandrilion no Twitter!

Não deixe de ler também qual foi o primeiro console do nosso outro blogueiro, o Nesbitt!!!

Blogs participantes:
E saiba quais foram os consoles que tiraram a “virgindade” de outros gamers da blogosfera retro!
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

13 comentários:

  1. Cara, bacana o seu relato, na grande maioria das famílias dos jogadores o Atari é o único videogame que todos tinham algum interesse de jogar, não dá entender/explicar mas é assim mesmo...

    Tá de parabéns pela participação. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Cara, Atari é um excelente console!

    Mesmo que não tenha jogado tanto queria, poucos consoles conseguem ofuscar as lembranças gerada por ele.

    Excelente texto vei!

    Minha mãe acompanhava e até jogava comigo e meu irmão, meu pai não conta pois sempre foi viciado em game!

    ResponderExcluir
  3. Sandro, muito bacana o texto, mas como sempre o que mais gostei foi o documento dos 'anos dourados' hahaha.
    Pena que não tenho nenhuma foto antigo brincando com meus irmãos no Atari...

    Poxa, que legal ter um pai gamer né, Cyber?

    ResponderExcluir
  4. X-Man (este minha mãe não sabia que eu tinha)
    SAFADINHO!!

    AHuahUAHUhaHAUuah

    Rapaz, vendo a sua foto, me deu vontade de vasculhar os albuns de família aqui pra ve se eu acho alguma foto minha jogando videogame XD

    ResponderExcluir
  5. Pois é @Solo Player o Atari tinha esta magia mesmo de agregar toda a família, acho que a Nintendo tentou se inspirar nisso com o Wii.

    @Cyber Woo, meu pai nunca curtiu muito videogame, praticamente só minha mãe mesmo arriscava umas jogadas de vez em quando.

    @Nesbitt, eu estou revirando a álbum da família e encontrando estas perolas perdidas. Estas imagens me fazem voltar no tempo!

    @Sabat, kkkkkkk, X-Man meu irmão escondia dos meus pais, a gente esperava eles irem dormir prá poder jogar, kkkkkkk. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Mr. Sandro. Compartilhamos várias preferências na sua lista de preferidos do Atari, a começar pelo óbvio melhor título da história do Atari (H.E.R.O.) e "jogar Megamania até hoje". Não lembro se já comentamos no twitter sobre o Game Room do Xbox Live - estou falando nisso porque são os dois jogos que comprei primeiro (H.E.R.O. e Megamania) pra jogar lá. É a melhor coisa que tem no Xbox 360, jogar jogos de Atari enquanto vê (literalmente, numa barra à direita) os scores de todo mundo que joga aquele mesmo jogo ser atualizado.

    Desculpa mudar o assunto, mas nem tanto: é que jogos de Atari 2600 são eternos, não vamos nem falar em Adventure... ;-)

    Valeu, abração

    ResponderExcluir
  7. @Eric Fraga

    Eu acho que você já comentou algo comigo. Muito legal esta opção do X360, uma pena que eu não tenho o console, optei por um PS3 e me arrependi, diga-se de passagem.

    Acho que o gostoso do Atari era a simplicidade, espero que os games não tomem o rumo da complexidade, pois senão eu serei mais retrogamer a cada dia.

    Abraço amigão!

    ResponderExcluir
  8. Ae! Mais um que iniciou a carreira com o bom e velho 2600! Agora, safadinho hein você tinha o X-man rsrsrsrs. Na minha época eu achava que era lenda inventada pelos colegas pois eu nunca tinha visto esse jogo, só anos depois que fui jogar graças a emulação! River Raid e Frostbyte eram alguns dos meus prediletos também, jogos maravilhosos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. @Adinan A.

    Como disse ao Sabat meu irmão deixava o X-Man escondido dos meus pais, a gente esperava eles irem dormir prá poder jogar, kkkkkkk. Mas, tirando as cenas eróticas, o game era bem fraquinho.

    Aquela TV Sharp que aparece ao fundo na foto dos anos 80, durou até a geração Super Nintendo! Eta aparelho porreta aquele!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de nunca ter jogado, acho que o charme do atari é exatamente esse: você usar sua imaginação pra visualizar os cenários e os inimigos!

    ResponderExcluir
  11. @Patty K

    Hoje há um apego muito grande a gráficos. Creio que a simplicidade era a maior arma do Atari; o objetivo e a jogabilidade eram simples.

    Não era necessário ter carteirinha gamer para se jogar Atari, qualquer um poderia se aventurar e se divertir.

    Ao contŕario da atualidade, onde uma quantidade de movimentos e botões exageradas são exigidas, estes são os games que os hardcores nerds adoram.

    Obrigado pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Cara, muito legal sua mãe tentar jogar com você, isso era muito raro naquela época, hehe, a minha mesma nunca tentou, parecia que ia levar choque de encostar no joystick, hahahah
    Putz, finalmente alguém citou meu preferido do Atari: Frosbite. Show!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. @Leo S.

    Adorava Frosbite, viciante pacas. Gosto de games com cenários na neve!!!

    Minha mãe só se interessou pelo Atari e um pouco pelo Wii, com execeção do Mario 64 que ela gostava de me ajudar a encontrar as estrelas, kkkk.

    Valeu pela visita!

    Abraço!

    ResponderExcluir