Momentos Inesquecíveis (4/9) – Mega Drive

consoles-todos BANNER

Depois do Nintendinho, parti para o 16 bits da SEGA e as emoções foram ainda maiores.

Capítulo 4: Mega Drive

Vi Altered Beast pela primeira vez no Arcade, fiquei embasbacado com o design e a música daquela máquina. Neste mesmo dia, um colega de fliperama me falou que existia um console que vinha com aquele jogo. Pirei na hora e fui tentar descobrir que raio de videogame era aquele. Foi tão legal saber que a SEGA tinha lançado um 16 bits! Assim, tomei a decisão de vender o Nintendinho e conseguir “paitrocínio” para o Mega Drive. Eu tinha nesta época uns 13 anos, e o contexto da indústria era o seguinte: o Super Nintendo não tinha sido lançado nos E.U.A. e o Super Famicom ainda estava saindo do forno no oriente.

megadrive1

Meu ex-vizinho tinha “achado na rua” (segundo as palavras dele) um cartucho e queria vendê-lo. Como já tinha planos de comprar o Genesis fui até a casa dele para ver que game era. Chegando lá com meu pai, percebi que o jogo achado era nada mais nada menos que Sonic, o ouriço recém-lançado pela SEGA que tinha sido considerado o título do ano pela crítica.
No momento em que vi a arte do cartucho e percebi que era originalzinho, não me aguentei e soltei um grito do tipo BLASTOISE. Meu pai me cutucava para que eu não mostrasse muita felicidade, pois poderia inflacionar a aquisição.

megadrive3

Negociamos, fizemos um charme do tipo 'será que funciona' ou 'não tem manual nem caixa' e conseguimos levar a fita por um valor bem baixo.
Enquanto meu Mega Drive não chegava eu olhava cada detalhe do cartucho todos os dias, tentava memorizar cada canto da arte daquele pedaço de plástico e imaginava como o game seria rodando na minha sala. Abria as revistas de games, lia e relia os reviews. Meu amigo (o mesmo do capítulo 2), não botava fé na aventura do ouriço, mas tudo isso iria mudar depois do dia D.

mega_drive_ja11
Sonhava com este console dia e noite

Com o dinheiro em caixa, procuramos nos Classificados “Alô Negócios” alguém que trouxesse consoles novos do Paraguai. Encontramos um rapaz e marcamos com ele o encontro num posto de gasolina chamado Copa 70, que ficava em um bairro intermediário entre a minha casa na época e a locadora deste vendedor.
Ao ver aquela caixa branca e quadriculada escrito Mega Drive SEGA eu quase chorei. Chegamos em casa e ligamos o Sonic; quando vi a primeira fase (Green Hill) meu coração pulou da boca, soltei um tremendo de um palavrão e acabei sendo persuadido pelo meu pai imediatamente. Gráficos lindos, cores vivas, planos de fundo que se mexiam de maneira independente (multi camadas) e muita velocidade, atributos que me deixaram atônito, quase que não acreditando que aquela belezura se passava diante dos meus olhos.

megadrive2

Com o tempo fui conhecendo outras franquias e me apaixonando por elas, comprei o desejado Altered Beast e me diverti pacas com ele. Futuramente eu ainda teria mais dois aparelhos de 16 bits (a melhor geração na minha opinião): o Super NES e o NEOGEO-CD, mas esta é uma história para capítulos posteriores.

Características marcantes da época: Assoprar o cartucho quando o console não lia o jogo. Jogatinas com os amigos; multiplayer em Streets of Rage, Golden Axe, Toe Jam & Earl, entre outros. Console War acirrado entre a Nintendo e a SEGA. Aluguel em locadoras (era preciso levantar cedo sábado para conseguir um bom jogo). As locadoras costumavam ter alguns consoles no próprio estabelecimento e cobravam por hora, além de ser possível levar os videogames para casa também a um custo relativamente alto.

Capa de um dos meu jogos preferidos da plataforma


Games preferidos deste aparelho:
  • Golden Axe
  • Streets of Rage
  • Shadow Dancer
  • The Revenge of Shinobi
  • Toe Jam & Earl
  • Phelios
  • Sonic
  • Ghouls and Ghosts
  • Altered Beast
  • Lakers versus Celtics (envelheceu mal, mas me diverti bastante com este)
  • FIFA (outro que envelheceu mal)
  • QuackShot
  • Truxton
  • Mortal Kombat

E você, teve uma grande experiência com o Mega Drive como esta? Smiley de boca aberta



Não deixe de conferir os outros capítulos da śerie Momentos Inesquecíveis!
Atari;


Siga @Tandrilion no Twitter!
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários:

  1. Aê Tandrillion, melhor console ever, mas não conte a ninguém isso não!

    Importante você ler a história do SuperConsole, ela inclui uma parte que é muito similar com a sua de Altered Beast: eu literalmente passava fome por ele, veja lá:

    http://cosmiceffect.com.br/superconsole/

    Abração, vamos à parte 5!

    ResponderExcluir
  2. @Eric Fraga

    Não vou contar prá ninguém, kkkkkkkkk.

    Engraçado como eu não consigo apontar um melhor console, como disse no texto, minha opinião fica dividida entre o NEOGEO, SNES e Mega Drive, já tentei, mas não consigo dizer qual destes é o melhor.

    Mas sem sombra de dúvidas é fácil falar qual foi a melhor geração!!!

    Vou ler seu link agora e comento lá!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Curti sua história com o Mega Drive, Sandro!

    Mega Drive é o meu segundo console favorito, depois do Master System.

    Eu tinha a fita do (horrível) Altered Beast do Master System e ficava com vontade de jogar o do Mega.

    Cheguei a alugar um SNES com Battletoads in Battlemaniacs e Street Fighter II Turbo. O som do Battletoads in Battlemaniacs me impressionava, o hardware sonoro do SNES é muito bom. Mas no fim das contas eu acabei comprando o Mega Drive por dois motivos: sou Seguista e sempre preferi o controle de 6 botões do Mega ao controle do SNES.

    Percebi que a maioria dos seus jogos favoritos são das antigas, só crássicos!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. @ANTIDEUS

    Opa, mais um SEGUISTA, rs.

    Minha história com o Mega é legal mesmo, engraçado que atualmente eu sou vizinho deste posto Copa 70 (que ainda existe). Toda vez que vou abastecer lá eu lembro do maravilhoso Genesis.

    Meus jogos preferidos são mais antigos pq eu vendi o Mega um pouco cedo demais prá comprar um NEOGEO, mas acabei me dando mal, teve alta de dolar e tudo mais, tive que pegar um SNES mesmo (apesar de que me diverti pacas com o console da Nintendo também).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, que massa XD
    Você retratou a mesma felicidade que tive ao pegar a caixa branca quadriculada do meninão e abrí-la na sala de casa, só que o meu veio já com o Altered Beast! Nossa, como eu joguei aquele jogo! E todos os games que vc citou são classicos heim, joguei DEMAIS o Lakers versus Celtics, demais mesmo, e foi o melhor daquela leva de jogos deste tipo que saíram (Bulls vs Lakers e aquele das olimpíadas são os outros que eu lembro).

    Só um Obs: D E T E S T O esse termo "envelheceu mal" kkkkkkkkkk considero que um game deve ser avaliado com os olhos de sua época, e para a sua época Lakers versus Celtics era perfeito por exemplo XD CARINHA QUE INVENTOU ESSE TERMO, SE VC TROMBAR COMIGO NA RUA, CORRE HEIM!

    Excelente post Tandrilion XD

    ResponderExcluir
  6. @Sabat

    O meu era o japonês, não veio com o Altered Beast, mas depois eu consegui comprar de um amigo que tinha enjoado da fita. Também não curto muito esta expressão "envelhecer mal", mas ela é de fácil entendimento, por isso eu a utilizo as vezes.

    Valeu pela nobre visita Sabat!

    ResponderExcluir