Rapidinhas do Nesbitt: Columns [Game Gear]


 Criado por Jay Geertsen originalmente para PC, a Sega comprou os direitos e lançou em 1990 para Game Gear, Mega Drive, entre outros consoles. Columns, assim como Tetris, garante boas horas de passa tempo em um game sem grandes complicações.



Columns, também conhecido como Jewels é visivelmente um dos muitos derivados de Tetris, porque envolve em encaixar pedras de diferentes jóias com cores iguais para limpar a tela. Em columns temos três tipos de jóias que variam em suas cores, que devem ser colocados em seqüências de três ou mais, horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. O verdadeiro truque fazer combos com linhas em blocos para cairem nas linhas seguintes.
Assim como o modo normal do jogo, temos também o 'flash mode', no qual temos que remover um bloco em particular da base da pilha pré-formada das pedras. A dificuldade pode ser determinada aumentando o número de fileiras completas que já existem.

Como Tetris, as colunas caem cada vez mais rápidas na medida que o jogador progride. O objetivo do jogo é ficar o maior tempo possível antes que o poço se encha por completo com as jóias.
Particularmente falando, a música da versão do Game Gear é infinitamente melhor que a versão do Mega Drive.

De acordo com o Wikipédia, a versão para Mega Drive teria vindo em 1990, pelo menos é a que consta na tela do jogo e a versão do Game Gear consta como 1991 a data (em alguns sites constam como 92 mesmo), e posteriormente seriam lançados 'ports' em 1992. Agora, já a versão Arcade não consegui informações de ano de lançamento, seria 1987? Alguém por acaso saberia confirmar?
A versão do Game Gear tem diferenças peculiares em relação à versão do Mega Drive.

- Teve a música diferente, soando mais como uma flauta.
- No Mega, a decoração de fundo parece puxado para o cartoon, enquanto que na versão do Game Gear o fundo tem uma visão mais artística.
- Tinha uma opção para mudar as jóias por frutas, quadrados, dados, ou cartas (espada, copa, etc).




Capa do Jogo
Share on Google Plus

About Nesbitt

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 comentários:

  1. Boa análise mano XD
    Joguei columns só no MD, pena que eu preferia jogar Dr ROBOTINIC'S MEAN BEAN MACHINE xD eu achava muito melhor! Mas Columns acho que foi o precursor deste game, deve ter sido o primeiro a reinventar a fórmula de Tetris.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de já ter jogado Tetris uma milhares de vezes... confesso que até hoje não dei uma partidinha que fosse no Columns... antes de morrer ainda tenho que fazer isso... hehehhehe...

    ResponderExcluir
  3. Jogo Demais!
    Adoro Columns.
    Era o que eu mais jogava no 6-Pak do Mega.

    ResponderExcluir
  4. Pelas informações que me constam, as versões pra Arcade, Mega Drive e Game Gear foram todas lançadas no ano de 1990!

    Só não sei informar o mês.... E tb não posso garantir que eu estou certo qnto a isso! xD

    ResponderExcluir
  5. @P.A.
    Sim também pela minhas pesquisas apontavam como 1990, porém na tela título do Game Gear, Columns aponta como 1991.

    =/

    ResponderExcluir
  6. Mas aew depende da versão do jogo que você tem!

    ResponderExcluir
  7. Nossa nunca joguei columns, joguei tetris (sou viciado em tetris)
    Mas columns nunca! O.o" ki vergonha!
    Nada que uma partidinha não resolva!

    Good Job Nesbitt ;)

    ResponderExcluir