Rapidinhas do Nesbitt: Elevator Action [NES]

RAPIDINHAS DO NESBITT v.2013 - Elevator ActionBem, para escrever sobre a versão desse jogo do NES, darei uma rápida informação da versão Arcade: Elevator Action é um jogo de Arcade de 1983 lançado pela Taito. O joguete estreou na “Idade de Ouro dos Jogos Arcade”. Sendo inovador em sua jogabilidade, foi muito popular por muitos anos, foi logo seguido por uma continuação chamada Elevator Action 2 aka Elevator Action Returns. O jogo ganhou versões para diversos videogames e microcomputadores da época. O Gameplay da versão Arcade já passou pelo nesbittTV e você pode conferir clicando aqui.

01Lançado e Desenvolvido pela Taito, em 1985 o NES receberia sua versão de Elevator Action.
O jogador encarna na pele do Agente 17 (codinome “Otto”) e sua missão é recuperar todos os documentos secretos de um prédio de segurança infestado de espiões e escapar de carro pelo estacionamento do edifício.
02Espalhados pelo prédio de 30 andares, os espiões inimigos tem a única missão de impedir o Agente 17 a todo custo. Agente 17 tem suas cartas na manga e pode matá-los das seguintes maneiras:

- Atirando neles com sua arma;
- Chutando (pulando em cima deles);
- Atirando em uma lâmpada, fazendo-a cair sobre eles;
- E o mais divertido, esmagando-os com o elevador.

Sempre que as lâmpadas forem derrubadas, os corredores ficarão escuros por um curto período de tempo, sendo mais difícil ver os espiões.
Enquanto Otto está em um elevador, pode controlá-lo totalmente movendo-o para cima ou para baixo. Além de elevadores, as escadas rolantes estão ali pra facilitar o acesso dos andares. Otto também pode saltar sobre as lacunas do elevador, mas cuidado: se houver um cabo de elevador durante seu pulo, você cairá para a morte certa.
03Para escapar do edifício, Otto deve recolher os documentos secretos nas portas vermelhas. Se chegar ao seu carro sem ter todos os documentos, ele não pode escapar e deve voltar e recolher os documentos restantes. Pegando todos os documentos, passará para o próximo prédio.
Demorando muito para recolher os documentos, o alarme soará. Os vilões ficarão agressivos. O alarme não cessa quando Otto perde uma vida, ele só reinicia depois de terminar um edifício.
A versão do NES tem uma pequena paleta de cores em comparação com o original, mas os gráficos são bem próximos. A jogabilidade está bem próxima também e a música está apenas razoável. 

Curiosidades:
04• A versão de Game Boy lançada em 1991 não é tecnicamente um port. É praticamente um remake com algumas novidades (Essa versão logo estará por aqui no blog, por enquanto podem ver a versão do Game Boy Color clicando aqui).

05• Uma versão do jogo estava sendo trabalhada para o Atari 2600, que chegou a ser 75% finalizada na época, porém foi engavetada em virtude do “crash” do mercado de videogames ocorrido entre 1983 e 1984. O protótipo mostrou que a versão teria gráficos bem inferiores ao original (o que já seria de se esperar), mas mantendo a fidelidade na jogabilidade. Elevator Action poderia ter sido um grande jogo da biblioteca do Atari 2600.

elevator_action.cover.frontObservações finais: O jogo é extremamente viciante e vale a pena ser conferido! Segue abaixo um pequeno gameplay comentado da versão do NES.

Share on Google Plus

About Nesbitt

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Muito legal, Elevator Action! Me deu vontade de jogar a versão do GameBoy =]

    ResponderExcluir
  2. @Marvox
    Quando puder dá uma conferida na versão do Game Boy, é bastante interessante! =)

    ResponderExcluir