O Padre – Um filme GLS? (1994)

padre-banner

Como os padres católicos lidam com suas emoções e sentimentos que se contrapõem às leis morais da igreja? Esta é a ideia que o filme “O Padre” (Priest), busca transmitir. A produção irlandesa retrata diversos assuntos religiosos controversos e os aborda de uma forma chocante (principalmente aos católicos).

O enredo retrata a vida de Padre Greg, um homossexual, dividido entre sua vocação e o desejo sodomita. Concomitantemente outros paradigmas dogmáticos são colocados em xeque, como o sigilo da confissão, celibato sacerdotal, incesto e preconceito na igreja.

O protagonista, novo na comunidade, é um sacerdote que acredita que o catolicismo deve ser levado a ferro e fogo. Entretanto, ao deparar-se com a dura realidade, percebe a fragilidade da ideologia em que crê. Atormentado a todo momento com o comportamento dos membros da paróquia, pela liberalidade de seu colega padre Matthew e principalmente pelo sofrimento de uma menina de 14 anos, que em confissão conta ser abusada sexualmente pelo próprio pai, Greg se desespera e cede aos seus desejos “carnais”, se envolvendo com um rapaz.

O ápice da história ocorre quando a homossexualidade do líder vem à tona, polêmica que viria a atribular a rotina da igreja.

“O Padre” é interessantíssimo! Considerado por muitos como um filme GLS, apesar de que não o percebo desta forma. Quem assistir e se ater simplesmente à moral, perderá o melhor que a película tem a oferecer. Para os mais moralistas, alguma dificuldade existirá em presenciar as cenas de pederastia; o sexo é exibido claramente e o romance entre Greg e seu parceiro desenrola-se quase como num filme heterossexual. Contudo, quem quiser testar sua fé e conceitos, buscando assimilar os fatos existentes no making-off do mundo religioso, sem se escandalizar, certamente será edificado. O filme foi proibido pela Igreja Católica.

Padre Greg e Padre Matthew

Elenco: Linus Roache, Tom Wilkinson, Robert Carlyle. Direção: Antonia Bird. Roteiro: Jimmy McGovern.

Leia resenhas de outros filmes clicando aqui!!

Siga @Tandrilion no Twitter!

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários:

  1. Filmes proibidos do ano de 1994.. hmm. Eu nunca ouvi falar nessa relíquia, Sabia que a titia ia querer baixar. hehe!!
    Pra mim, esse ano foi um dos melhores do cinema Americano. E que filme forte esse aí, heim? É o tipo que meu pai daria nota 0. Já, eu não sei, não sou machista. Respeito a opção sexual de cada um. Independente do tema, o filme precisa ter conteúdo. Eu díria, segundo a crítica do Tandrilion, um Brokeback Mountain Católico. Mas o filme parece apresentar muitos outros temas polêmicos. Incesto, inclusive, é um tema raro.

    ResponderExcluir
  2. @Mestre Ryu Kanzuki

    O que mais me marcou no filme foi o incesto e o preconceito que o padre teve que suportar. Porém Greg era humano e demonstrava muitas virtudes que, após o escândalo, não foram levadas em consideração pela paróquia.

    ResponderExcluir
  3. Bacana...assisti junto com o meu irmão...

    Outro filme legal e com um tópico bem parecido, é MÁ EDUCAÇÃO do Almodovar.

    ResponderExcluir
  4. Como faço para baixar...há muito tempo tenho procurado por este filme.

    ResponderExcluir