Paraíso dos Arcades

matinhos banner

Como você se tornou um jogador? Qual foi a influência que te levou a fazer parte deste mundo louco, cheio de pixels, polígonos e sons digitais psicodélicos?

Acredito que meu primeiro contato com jogos eletrônicos ocorreu em Matinhos (litoral do Paraná). A cidade poderia ser considerada como um paraíso dos arcades, com estabelecimentos espalhados por todos os lugares. Minha rotina de férias em Matinhos era assim: eu ia pro mar, nadava e brincava até sair murcho, depois me dirigia aos fliperamas, entrava neles só de sunga, pingando água salgada e segurando algum trocado úmido dado pelos meus pais, que me rendia apenas poucos minutos de jogatina.

Tentando cavoucar os primórdios da minha infância, em uma quase-regressão, o pinball “FirePower” da Willians é uma das primeiras recordações que tenho. Ao me colocar sobre um banquinho e pressionar os botões laterais daquela mesa comigo, minha mãe, sem saber, estava me iniciando num modo de vida que me acompanharia daquele dia em diante e que faria parte de mim.

firepower

O fliperama Palmeiras, à princípio, era o meu preferido; lá eu e meu irmão mais velho conhecemos clássicos como Elevator Action, Xevius, Yie-ar Kung Fu, Galaga, Prehistoric Isle, entre tantos outros. Neste mesmo lugar tive contato com uma máquina chamada Bazooka, que exibia uma bazuca bem realista, posicionada na frente da tela, onde soldados e reféns se movimentavam num visual monocromático pra lá de charmoso. Show de bola!

BAZOOKA

Os dois “fliperamas dos árabes” também se destacavam, com máquinas de alto calibre como Renegade, Rygar, Green Beret, Double Dragon e Kung Fu Master. Uma vez o técnico deixou Renegade com uns 50 créditos e saiu, a turminha que presenciou o fato se revezava dividindo os créditos, até que o árabe mor percebeu e acabou com a nossa festa. Este foi o dia em que fechei meu primeiro game num arcade.

O Fliperama conhecido por mim e meus amigos como o "fliperama antigo” tinha por tradição oferecer jogos considerados mais undergrounds, a exemplo de Pit Fighter, Bomb Jack e Gladiator. Não era meu local preferido, apesar de também torrar umas fichas vez ou outra lá.

matinhos

O caçula Astral começou como um mero corredor abarrotado de máquinas que além de cheirar a peido e suor, era quente igual ao inferno. Contudo, cresceu e com o tempo e se tornou um dos melhores lugares pra se divertir na cidade, batendo de frente até com o famoso Palmeiras. Jogava muito lá, principalmente Street Fighter 2 e inesquecíveis títulos do NEOGEO MVS. Astral foi o fliperama derradeiro da cidade, lutou contra a modernidade, numa concorrência desleal com consoles e PC's cada vez mais avançados até meados de 2010, quando o prédio foi, infelizmente, substituído por um outro comércio. Foi assim, desta forma melancólica, que Matinhos enterrou toda uma era.

palmeiras

Os Fliperamas eram points sensacionais que me proporcionaram duradouras amizades, uma pena que estes estabelecimentos estejam em extinção. Os arcades são os responsáveis pela minha paixão por videogames, pois me apresentaram este universo divertido e mágico. Saudades dos velhos tempos em Matinhos, paraíso dos jogos eletrônicos, a cidade era quente, alegre, litorânea e ainda por cima dispunha de um acervo de máquinas extraordinário, superior até ao da capital Curitiba.

Siga @Tandrilion no Twitter.
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 comentários:

  1. Muito legal seu depoimento, meu caro! Que nostalgia bateu aqui também, ao lembrar de como os arcades foram a iniciação no maravilhoso mundo dos jogos eletrônicos. Parabéns e até à próxima!

    ResponderExcluir
  2. Quando muito criança não gostava de fliperamas de ficha, preferia aqueles com tempo. Mas depois de KOF, estes foram meu vício por muitos anos. Adorei seu depoimento. Arrasou!

    E me parece que tirar fotos sensuais, semi-nu, com temática gamer é um hobby antigo, hein? ... Acho que alguém vai cair mais uma vez no GLStoque na seção Os Caras Jogam e A Gente SE JOGA, né?

    ResponderExcluir
  3. Cara, aqui em minha cidade tinhamos um salão de fliperama no centro, cheguei a jogar Tekken 2 e Metal Slug! Bons tempos.

    Atualmente, no shopping daqui há um fliperama mas esta sempre vazio os flipers.
    Minha noiva e eu sempre damos um time nas maquinas hahah!!

    Excelente post! Nostalgia pura!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Cyber Woo e Robson Vieira!

    Já estou satisfeito com uma aparição na seção "Os Caras Jogam e A Gente SE JOGA Gabriel", kkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  5. Hahaha o Paraiso dos games... será que existiu tal lugar?? O Tandrilion encontrou o dele... eu preciso encontrar o meu (mas hoje em dia é brabo) meu paraiso foi um bar que tinha na esquina da minha casa que possuia um fliper de Cadillac and Dinossaur, Captain Comando, KOF e Metal Slug.. o bar acabou e abriu uma igreja .-.

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE,

    TENHO UMAS 20 MÁQUINAS DE FLIPERAMAS, INTERESSA?OU SE SOUBER DE ALGUÉM
    QUE SE INTERESSE PODE MANDAR ENTRAR EM CONTATO.
    ESTOU EM SÃO PAULO.

    PRECISO VENDER PARA DESOCUPAR ESPAÇO URGENTE!!!!!!!!!!!!!

    ATENCIOSAMENTE,
    ALMIR
    almirfish@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Excelente! tenho grandes lembranças de Matinhos, quando eu e meu irmão íamos nesses fliperamas. Melhor época!

    ResponderExcluir