Visual Pinball x Future Pinball - Review

pinball-banner

Quando criança, sempre admirava aquelas máquinas robustas e geralmente menos visitadas que adornavam os fliperamas com imponência, luzes e componentes eletromecânicos – os pinballs.

A própria palavra fliperama é oriunda do pinball, pois através dos "flippers", que nada mais são que alavancas reais, o jogador deve evitar que uma bola de metal se perca em um dreno, impulsionando a esfera para o mais longe possível, numa árdua, porém divertida, luta contra a gravidade. Quanto mais tempo a bola fica em jogo, mais oportunidades ela terá de atingir regiões específicas que valem pontos. O objetivo do game consiste em conseguir o maior score possível, na tentativa de quebrar recordes próprios ou de terceiros.

Uma mesa de pinball geralmente é caracterizada por sua beleza e robustez. A beleza é oriunda das inúmeras luzes coloridas e artworks temáticas que proporcionam um espetáculo visual envolvente. A robustez, por sua vez, advém de sua estrutura firme e da impressionante força com que a bola viaja e é arremessada pelos componentes eletromecânicos. Nas máquinas mais modernas (duas últimas décadas), a experiência de se jogar ganhou um update com implementação de efeitos sonoros mais caprichados e trilhas musicais chocantes. A tela em LCD é resultado de uma evolução que começou com os placares analógicos na década de 70 e com os dígitos de “rádio relógio” nos anos 80.

maq-reais

Desejaria ter dúzias de jogos como estes na minha casa, mas o alto custo, manutenção especializada e a falta de espaço restringem, infelizmente, este meu sonho. Entretanto, para matar essa vontade existem simuladores eletrônicos que replicam muito bem a realidade.

Meus “emuladores” preferidos na atualidade são: Visual Pinball e o Future Pinball. Vou fazer a seguir um breve review destes dois programas, comparando a performance de duas mesas que receberam versões para ambas as plataformas.

Visual Pinball (VP)

Lançado em 2000, VP é um software livre para o Windows, composto por um editor e um simulador. Ou seja, o programa permite criar seu próprio pinball! VP trabalha em conjunto com o Visual PinMAME; um emulador que utiliza-se das ROMs de processamento das máquinas reais.

Os games experimentados foram dois grandes títulos que marcaram minha feliz infância: Indiana Jones (Willians 1993) reproduzida pelo usuário Destruk e Terminator 2 – Judgment Day (Willians 1991) construída pelo usuário Zedonius e Light66.

Future Pinball (FP)

Com o mesmo propósito, FP também oferece a possibilidade de criação e edição de máquinas de fliperama. As mesmas mesas foram avaliadas: Terminator 2, de autoria dos usuários Light66, Lio, e Slamtilt e Indiana Jones por Glxb e Highlnder00.

Resultados

Tanto em Indiana Jones quanto em Terminator 2, as conclusões chegadas foram muito parecidas.

Jogar em ambos emuladores é divertido, mas existem diferenças significativas entre eles. Primeiramente, vamos dar uma olhada na jogabilidade de uma máquina real e em seguida comparar as versões apontando virtudes e falhas.

Indiana Jones:

Máquina Real

Future Pinball

Visual Pinball

Terminator 2 - Judgment Day:

Máquina Real

Future Pinball

Visual Pinball

Obviamente a experiência real é a mais tesão que existe, contudo, os emuladores analisados fazem um belo trabalho. O Visual Pinball traz uma melhor física, ou seja, os movimentos da bola gerados pela impulsão dos componentes eletromecânicos se parecem mais com a realidade em comparação ao Future Pinball. VP parece brilhar mais nos sound effects também. Entretanto, em termos de gráficos, FP dá um show; além das texturas mais definidas, este software ainda oferece a oportunidade de se jogar em vários ângulos, diferente do VP, onde a visão é fixa.

Future Pinball vence no quesito simplicidade de instalação, o Visual não é instalado em seu PC de maneira empírica; tive que seguir um complicado tutorial para fazer as mesas rodarem com perfeição. FP exige mais de sue microcomputador, porém, se você tiver uma placa de vídeo decente, os efeitos de luz, texturas, sombras e transparências irão proporcionar um efeito agradabilíssimo aos olhos.

No fim das contas, eu tenho jogado mais o FP. Sua física pode ser mais limitada diante do concorrente, mas fica longe de decepcionar. Num contexto geral, FP apresenta bem mais qualidades do que defeitos, oferecendo uma quantidade satisfatória de máquinas que certamente retratarão suas recordações de infância com fidelidade. Vale a pena dar uma chance ao VP também, caso você tenha paciência de instalá-lo.

Visual Pinball - 7,0/10

Future Pinball - 8,5/10

Siga @Tandrilion no Twitter!!

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário