FIFA 10 [PS2]

banner1
Aqui a Habilidade é que CONTA! 

Fala galera, cá estou eu para debutar no blog RetroNewsForever. Como dito pelo Nesbitt em sua entrevista concedida ao nosso colega André Breder, alguns novos recrutas do blog chegariam pra cobrir certas plataformas ainda não muito exploradas por aqui. E já que eu comprei meu PS2  há pouco tempo e sou novato também na geração pêéssidoi(bem como na 8bits que eu publico no excelente Retroplayers)  resolvi que deveria também compartilhar minhas experiências nesta nova plataforma. 

Nessa estréia vou falar do EXCELENTE FIFA 2010 desenvolvido pela, mais do que consolidada, EA Games como todos estamos carecas de saber. A priori este jogo foi desenvolvido para as plataformas atuais (Xbox 360, PS3 e Wii) mas uma versão de PS2 também foi liberada embora algumas características tivessem que ser retiradas para que o jogo pudesse ser "jogável" no PS2. Eu já ressalto aqui que aqueles que tiverem vídeo games da nova geração nem cheguem perto de jogar o do PS2, eu já tive a chance de jogar num XBOX 360 e nada se compara à essa experiência. Já para nós, réles mortais que temos um PS2, a evolução de jogabilidade e possibilidades que temos se comparado aos WE(PES) da vida é incrível, pelo menos ao meu ver.
capajogo
Nesta análise contarei sobre a minha experiência em um modo completamente novo e de uma inteligência extrema. O modo Be A Pro é uma idéia brilhante que nos envolve em uma visão totalmente nova de um jogo de futebol, que é aquela em que você controla apenas 1 jogador durante todo o jogo, tendo que se posicionar corretamente de acordo com o esquema do time, tendo que completar tarefas durante o jogo para que você possa evoluir seu jogador e conferir a ele mais habilidades conforme avança em seus níveis, ou seja, É UM RPG DE FUTEBOL!!!!

Esse modo novo foi o que me empolgou ao jogar fifa10 para PS2 já que eu não o havia testado nos consoles atuais. A princípio nos é dada a opção de escolher se queremos criar um jogador do zero, formando uma aparência e escolhendo nome, idade e nacionalidade do mesmo ou se queremos utilizar um jogador real que está presente no jogo. Como eu queria sentir todas as possibilidades presentes eu escolhi criar a mim mesmo e jogar como um atacante.

Ao escolher criar um jogador é necessário definir o nome(Dã) e a nacionalidade(no meu caso escolhi ser Brasileiro) e isso tem um propósito crucial! Neste modo você joga por um time na liga que você escolher, mas durante a temporada(o ano que se está jogando os campeonatos) são realizadas convocações para as seleções dos respectivos países e seu jogador pode ser chamado para jogar os amistosos. Isso só é possível se você desempenhar bem o seu papel dentro de campo pois só assim você receberá uma nota boa ao fim de cada partida pelo seu time e então tera uma média das notas, se esta média for suficiente para você se encaixar entre os melhores da posição em que você joga então você é convocado, se não for aí tem que esperar a próxima partida amistosa entre seleções.
fifa10_1
A partir do momento que você começa a jogar pelo time que você escolheu e na liga que ele joga, a cada partida lhe é confiada uma tarefa indivídual e uma tarefa que o time deve cumprir. Ao cumprí-las seu jogador ganha pontos de experiência que se somam para que você suba de nível, e ao subir de nível você ganha pontos de habilidade para distribuir na habilidade que você preferir (precisão no chute, resistência física, arranque, drible, passe e etc).

E não é só isso, existem comandos, além dos que já no são comuns em um jogo de futebol, que ajudam seu time e seu jogador a se entrosar e a responder às suas necessidades. Vou dar um exemplo, enquanto você não está com a posse da bola, mas sim algum outro jogador do seu time, existem quatro possibilidades: uma é apertar o X e "pedir a bola", ou seja, o jogador que está com a bola vai procurar tocar a bola pra você ou pra algum jogador que estiver perto. Se apertar o O você pede um cruzamento de quem estiver com a bola, se apertar o "Quadrado" você pede que seu time ataque ou se estiver perto do gol que o jogador chute a bola e o "Triângulo" ao ser apertado pede um passe longo. Quando seu time não está com a posse da bola também existem possibilidades como segurar o X para que seu time faça pressão na marcação ou o "Quadrado" para que algum jogador vá roubar a bola de quem estiver de posse dela.

Essas opções listadas a cima fazem com que você não fique completamente à mercê da Inteligência Artifícial dos jogadores, ou diria eu ESTUPIDEZ Artifícial. No começo, enquanto ainda não se está acostumado aos comandos, tive momentos de raiva extrema com gols estúpidos que meu time levou, mas depois que aprendi a manha meu time começou a ganhar vários jogos seguidos, o que me levou de 11º lugar na liga inglesa(Barclays League) para 1º na penúltima rodada e então consegui ganhar o título inglês.
fifa10_2
Como seu jogador começa no nível 1 e com overall rating 60,  é muito complicado jogar bem logo de cara, eu mesmo sofri bastante. Mas assim que eu cheguei no level 5, se não me engano, e já estava com Overall 75 passei a fazer inúmeros gols. Vale ressaltar aqui que durante a primeira temporada não é possível mexer na escalação ou tática do seu time, somente após a segunda temporada é que podemos virar capitão do time e assim alterar esses parâmetros. E digo pra vocês, assim que eu termimei a primeira temporada com o Arsenal e pude mexer na formação e escalação do meu time foi uma beleza! Peguei o Manchester United em um Campeonato de um jogo só e enfiei 4x0 com 4 gols do meu jogador e com direito a um golaço igual ao do robinho no jogo Santos 3x1 Grêmio, na vila belmiro.

Para não fazer deste meu post um livro sobre fifa10 - Be a Pro, vou terminar aqui dizendo a todos que tem a oportunidade de jogar este jogo, seja num PS2 ou em outro console e que goste de jogos de futebol, que dêem a chance para esse novo modo que tem tudo pra ser "mais maravilhoso" conforme saiam os Fifa11, Fifa 12 e etc. Eu gostaria muito de poder jogar neste modo Online com 20 pessoas jogando ao mesmo tempo(só num da pra controlar o goleiro), seria simplesmente PERFEITO. O duro é achar quem vai querer jogar de zagueiro, porque eu tenho certeza que 60% vai querer ser atacante e os outros 40% meia-armador!
Share on Google Plus

About Fara

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários:

  1. Boa sorte Fara nesta nova empreitada! Que você faça sucesso também aqui no RetroNewsForever!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, se sabe que eu fui durante minha vida toda um WININGUIELÉVINGZEIRO né, tanto que você, danibiba e companhia levaram inúmeros côros kkk mas na versão 2009 o negócio descambou emquanto o tal fo FIFA Boster ia ficando cada vez melhor. Quando joguei FIFA 2009 em um PS3 fiquei ABISMADO COM A QUALIDADE DO JOGO, e olha que não foi em TV de LCD Full HD não, jogamos em uma TV de tubo semi plano pela entrada RCA. Então podem ter certeza que o que digo aqui não é a respeito de gráficos ou da cor da grama não, é a respeito da qualidade da JOGABILIDADE, FISICA E INTELIGENCIA ARTIFICIAL DO JOGO MESMO.

    FIFA 2009 é estupidamente melhor e mais real do que o PES2009: o toque é preciso, o time é inteligente e marca direito, o jogador não mata de canela, não existem supermans que atropelam o time adversário inteiro, vale muito mais a experiência e habilidade no controle de quem joga do que a força do time.

    E o FIFA2010 só deixou mais evidente ainda essa superioridade: ficou ainda melhor enquanto o PES2010 piorou em TUDO que importa de verdade... A única melhoria do game foi gráfica.

    Não jogo mais PES, só FIFA agora. E garanto que qualquer jogador de PES que resolva tirar uns contras no FIFA 2010 gostará muito do game, e por final, tb vai trocar a preferencia, pois PES no momento é apenas nome e marketing.

    Boa análise Fara, e eu ja mandei a notificação pro RH dortar seu salário pela metade!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fara pela ótima análise e ingresso no RNF, mesmo estando um pouco afastado por problemas pessoais, quando tenho um tempinho dou assistência pros colaboradores do blog.

    Sucesso e que venha mais PS2!!

    ResponderExcluir
  4. Valew Breder, Sabar e Nesbitt. Podem apostar que vem mais coisa boa de PS2 pela frente.

    Quanto à diferença entre PES e FIFA, já ta mais do que claro que fifa superou e muito o PES, os ultimos PES dava raiva de jogar, no fifa dá GOSTO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o FIFA está desbancando os PES atuais. O Be a pro foi copiado pela Konami tbm, mas o do FIFA é MTO melhor!
    Por isso que não largo do PES 6, foi o último descente que a Konami lançou... E qdo qro jogar next-gen, vou de FIFA 2010 fácil.

    ResponderExcluir
  6. Er, só revivendo o review e botando fogo na discussão. Na verdade o Be a Pro é quem copiou o modo Fantasista, presente nas versões japonesas de PES (vulgo Winning Eleven).

    E na minha humilde opinião, Fifa 10 no ps2 é um desastre de trem, sério. Piorou MUITO em relação ao Fifa 09 que é superior em tudo.

    Aliás, se tem uma coisa que PES tem melhor que FIFA são os goleiros, que me desculpem os Fifeiros de plantão, mas a burrice artificial dos goleiros me desanima. O cara entra na minha área, dá um chutinho de merda (que qualquer goleiro sem braço defenderia) e faz gol. PQP Meys!

    E a Trilha do PES 2010 é bem melhor que a do Fifa 10

    E atualmente em termos de futebol, não jogo fifa nem pes, jogo o Sega Soccer Slam, que é BEM MELHOR e mais divertido.

    ResponderExcluir