Olá, amiguinhos!? Em tempos de BBB e Carnaval, nada melhor que escrever sobre um joguete considerado o 'crássico' dos 'crássico' dos jogos de corrida ‘massa véio’: Enduro do Atari 2600!
Enduro foi desenvolvido pela Activision e lançado pela Polyvox em 1983 para o Atari 2600.
Assim como a maioria dos jogos da época do saudoso Atari 2600, o que valia era a criatividade e isso Enduro tinha bastante.
O joguete é de corrida bastante similar ao Pole Position. O objetivo de Enduro é durar o máximo de tempo possível na corrida. Para isso, você deverá ultrapassar um certo número de carros, assim você ganha o troféu e continua a jogatina, caso contrário, é fim de jogo.
O que mais chama atenção em Enduro são as variações de climas durante a corrida, idéia aproveitada no atual jogo FUEL. A corrida começa de dia, passando por variações climáticas como neve e nevoeiro até chegar a noite. Nas pistas com neve, o carro derrapa mais na pista traiçoeira, e no nevoeiro a visibilidade é parca, fazendo que a atenção seja redobrada.
A dificuldade é gradativa para cada dia conquistado. Os carros adversários ficam mais velozes e agressivos. Enduro é bastante divertido como jogo e vale a pena pra quem não viveu a época de ouro do Atari 2600 conferir esse jogaço!
Em 1984, Enduro ganhava uma versão não-tão-simpática para Zx Spectrum.
Capa do Game
Jogo viciante, até minha mãe jogava!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEnduro é um dos melhores jogos de corrida que existe, sem exagero. Não sou retrogamer purista nem nada, adoro Gran Turismo 5, mas as vezes a simplicidade do Enduro acaba sendo muito mais divertida que um simulador mais atual cheio de detalhes. Inclusive na semana passada liguei o Atari para dar manutenção, testar cartuchos e etc, quando coloquei o Enduro acabei não resistindo e fiquei um bom tempo jogando. Parece um jogo que não envelhece.
ResponderExcluirMuito bacana o post.
@Sandro
ResponderExcluirRealmente a família toda jogava na época do Atari 2600.
@Gamer Caduco
Olá, realmente Enduro é um dos melhores jogos de corrida. Também não sou purista, jogo alguma coisa atual, mas confesso que eu não gosto muito de jogos extremamente realistas, de real já basta a minha vida! hehe
Prefiro jogos que divertem e, no caso de jogos de corrida, que tenha um controle fácil e nada complicado. Como o Enduro da postagem, e posso citar o Top Gear do SNES e o Burnout do PS2.
Valeu a visita!
Jogo muito bom até hoje. Infelizmente a versão para Spectrum foi tão mal feita, não só a parte dos gráficos, mas a jogabilidade (tão simples) conseguiu ficar ruim. Um jogo tão bom merecia uma conversão melhor. Pior é que essas conversões costumam matar a plataforma, pois são os primeiros jogos que os curiosos procuram quando vão conhecer.
ResponderExcluirCara tai um jogo que me faz voltar frenéticamente na época que jogava Atari. Tenho o cartucho e o videogame até hoje mas só vendo as imagens aqui no RetroNewsForever que reparei como a imagem do cartucho é diferente do jogo em sí. Porque vemos um carro ao estilo stock-car e no jogo o carro ficou com um formato de Fórmula 1. Você vê como que na época existia uma diferença brusca entre a imagem de divulgação e o conteúdo do jogo. Essas coisas piram minha cabeça. O universo dos games realmente é maravilhoso!
ResponderExcluir@Leonardo Suárez
ResponderExcluirRealmente, a versão para o Spectrum eu não joguei a jogar, mas por ser uma versão tão desconhecida eu imaginei que a jogabilidade não era lá essas coisas.
Enduro vinha junto com o Atari 2600 da polyvox aqui no Brasil, nada mais justo não é mesmo?
Obrigado pela visita!
@Marvox
Grande Marvox!
Realmente a capa era diferente, mas geralmente eram assim né, creio que o ilustrador muitas vezes nem tinha acesso ao jogo pra saber como se basear, e pensando nisso, talvez seja isso que aconteceu ou então, pensando em outra linha, a intenção era que o carrinho do Enduro parecesse com um Stock-car, até porque, pelas variações de clima do jogo casa mais que fórmula 1.
Ou, estou apenas viajando! rsrsrs
Valeu a visita!
Eu lembro que na escola tinha sempre um mané que falava que tinha terminado a corrida. Que no final o piloto descia e pegava um troféu. E eu mais manézão ainda, me matava de jogar horas a fio tentando chegar nesse final que não existia.... eu e meu primo, uahahuua
ResponderExcluirJogão bixo, crássico memo! Bacana relembrar ele, Nesbitt!!
Abração!
@Leo S.
ResponderExcluirRapaz, você acredita que eu lembro que falavam isso pra mim também? Que o Enduro tinha realmente esse final do piloto e o troféu? Que interessante como lendas urbanas conseguem se espalhar por todo canto!
Um abraço e obrigado pela visita!