F-Zero GX [NGC]

banner-fzero copy

Fórmula 1? Isso não te pertence mais! Segundo a Nintendo e a SEGA, adrenalina mesmo quem oferece é a Fórmula-Zero, disputa pra lá de futurista, que acontece a uma velocidade que faria Airton Senna sentir-se uma tartaruga.


fzero4

Em 1990, a Nintendo lançava para Super NES o jogo F-Zero, que viria a se tornar um fenômeno em vendas, suscitando fãs por todo o mundo. Dando seqüência ao trabalho em F-Zero X, a BIGN, devido a limitações técnicas do N64, preferiu dar ênfase à performance, sacrificando um pouco o visual. Entretanto, em 2003, o potente console GAME CUBE conseguiu aliar belos gráficos a sólidos 60 FPS, fazendo de F-Zero GX a versão mais completa das três.

fzero1

O objetivo principal de F-Zero GX é alcançar a melhor colocação possível em três voltas por pista, buscando, até que se finde o campeonato, chegar ao topo na classificação geral. Como já mencionado, a competição ocorre em cenários futuristas, com rotas malucas, cheias de loopings, rampas e inversões (onde os carros correm por quilômetros de cabeça para baixo). Os automóveis, que mais se parecem com naves, flutuam a uma distância fixa do chão, sem pneus.

F-Zero-desenho1

Os percursos clássicos estão de volta; Mute City, Big Blue e Port Town não poderiam faltar no cardápio. Também há a introdução de novas e inspiradas fases, a exemplo do Casino Palace, Outer Space, Green Plant e Aeropolis. O game é recheado de extras; entre as opções contidas no mini-DVD, destacam-se os customizes, onde o jogador desbloqueia novos estágios e pilotos, adquire novos equipamentos para o veículo, etc. Além disso, existe o divertido modo STORY, onde o personagem Falcon é desafiado de diversas maneiras pelos rivais.

fzero2

Cada piloto tem sua característica, alguns são melhores em aceleração, enquanto outros em velocidade máxima. É possível balancear o motor antes de cada corrida, opção que se mostra estratégica face às desafiadoras peculiaridades das pistas. O ritmo da partida é alucinante, os 60 quadros por segundo, em altas velocidades, promovem uma sensação “gostosa” de perigo. Após a segunda volta, o turbo pode ser acionado, porém tal benefício consome a barra de energia vital, responsável pela sobrevivência do gamer na corrida. A princípio há três tipos de campeonatos com diferentes níveis de dificuldade, à medida em que estas fases são completadas, o desafio vai crescendo exponencialmente, chegando a um patamar de arrancar os cabelos.

fzero3

F-Zero GX apresenta belos gráficos, com cores metálicas fortes. Os enormes cenários passam uma idéia de imponência diante da pequenez dos automóveis. As músicas não deixam a peteca cair, mantendo um ritmo forte; temperadas ao pop, música eletrônica e rock. Os efeitos sonoros são igualmente caprichados, contendo os ruídos dos motores, o barulho dos turbos, do vento, etc. Tudo em alta qualidade!

F-Zero-desenho2

Fórmula Zero GX não é para qualquer um! A insana dificuldade pode acabar afastando os menos pacientes, entretanto, o título é um prato cheio para aqueles que adoram um bom desafio. Quer ver seu Game Cube trabalhando em máxima potência? Então prepare-se para uma corrida emocionante, onde carros flutuam eletromagneticamente à sólidos 60 FPS em cenários futuristas surreais. Ótimo trabalho da parceria Nintendo-SEGA!

Nota 9,5/10
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 comentários:

  1. Cara, na boa, eu como já citei, praticamente não joguei nada do N64, e o GameCube mesmo, nunca vi na vida e você está mostrando uns jogos bem legais dele!

    ResponderExcluir
  2. Juro que não sabia que existia F-Zero além do SNES. Nunca vi as outras versões... Legal ver os carrinhos (naves?) em 3D rs

    ResponderExcluir
  3. @Thiago Zolini

    Pois é Zolini, tem F-Zero no N64 e no Game Cube e são dois ótimos games! É, Existe vida além do Playstation, rs.

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu digo de boca cheia: quem não jogou Game Cube, passou reto por um EXCELENTE console.

    F-Zero GX foi pra mim o melhor da série, com corridas alucinantes, sistema de se arrebentar com os carros dos rivais muito refinado, um modo History fantástico (toda a históris de Cap Falcon é contada, e o por que de ele ter se tornado piloto), uma tonelada de coisas para se abrir (pistas, campeonatos, copas, modos de dificuldade, personagens, naves...), e mais uma pancada de coisa, tudo isso aliado a controles precisos, trilha sonora fodástica e gráficos espetaculares rodando a 60fps constantes e sem slowdowns. O incrível é que um monte de nego nem viu por que achava que só existia Gran Turismo no mundo gamístico kkkk XD

    Ja falei que um dos pilotos do game é uma versão humanizada do Pai de Fox McCloud? kkk

    ResponderExcluir
  5. @Sabat

    Com certeza, o GAME CUBE é ótimo e vou continuar provando esta tese neste blog, rs. Aguardem novos reviews!!

    O que é legal é que o Wii tem retrocompatibilidade, então os games de Cube ficam como sugestão aos novos donos de Wii!

    ResponderExcluir
  6. @Sabat

    Com certeza, o GAME CUBE é um ótimo console e vou continuar provando esta tese neste blog, rs. Aguardem novos reviews!!

    O que é legal é que o Wii tem retrocompatibilidade, logo estas análises já ficam como sugestão aos novos donos de Wiis! :D

    ResponderExcluir
  7. Mais um clássico do Game Cube que infelizmente não joguarei... mas eu adoro o F-Zero do Super NES e o do Nintendo 64.

    ResponderExcluir