Desta vez não vou falar de versões de TK-90X que levaram um couro dos arcades, mas sim de um jogo que fazia bonito diante da concorrência. Mesclando os gêneros shoot’ em up com plataforma, Exolon (Hewson 1987) conta a história de um soldado futurista que tenta a sobrevivência em meio a alienígenas e armamento inimigo. O tema parece batido nos dias de hoje, mas na época era o “ó do borogodó”! Se o seu emulador de Spectrum anda parado ou você ainda nem se animou em correr atrás de um, recomendo a leitura deste post.
A aventura já começa com o protagonista chegando a um planeta hostil infestado de oponentes sedentos por sua morte. Os cenários são construídos em flip-screen, efeito utilizado para driblar limitações de processamento; esta técnica se resume em subdividir as telas em pedaços, não permitindo a rolagem horizontal. Assim, uma vez que o jogador chega ao final desta tela outra surge, dando continuidade. Ao todo são 125 intermináveis e desafiadoras screens.
O visual corresponde a um dos melhores vistos no ZX Spectrum, pois não repete os erros cometidos pela maior parte da biblioteca deste hardware; com bom senso no uso das cores e atenção a minúcias como roupas, planetas ao fundo, maquinário de ficção científica, naves, estrelas, torres, radares e personagens. A movimentação, bastante suave, também impressionava os gamers acostumados com os comuns saltos de quadros dos computadores dos anos oitenta.
O som apresenta ruídos característicos de armas laser, mísseis e explosões, fazendo bem seu papel – mas somente no Spectrum de 128 kbytes. No TK-90X (48 kbytes) não se ouve um barulho sequer, como se a TV estivesse no mudo.
A jogabilidade é simples. Com combinações intuitivas entre o botões e o manche todos os movimentos (andar, pular, lançar granadas e atirar/trocar armas) podem ser executados com facilidade. A câmara de tele transporte é uma das opções mais legais da partida, fazendo com que o herói se movimente de um ponto a outro instantaneamente, como em Jornada nas Estrelas. Há dois tipos de pistolas diferentes, que são encontradas no decorrer da história, uma mais rápida, mas com tiro único e a outra mais lenta, porém com cano duplo, cada uma delas deve ser utilizada estrategicamente em situações diversas.
Tenho usado meu Dingoo para emular ZX Spectrum e relembrar os trabalhos que mais marcaram minha vida nos anos 80. A maioria dos emuladores existentes para este microcomputador são meio chatinhos de se operar, mas com calma tudo funciona a mil maravilhas. Basicamente o Start faz aparecer o teclado do computador para que o menu principal do game seja acessado e o Select habilita as opções do software. Geralmente, como default, o joystick Kempston é aquele que se compatibiliza com o controle do A320 e o início da jogatina se dá com algum botão, definido na legenda da tela inicial do título, pelo teclado virtual. Aguarde o carregamento (as bordas superiores e laterais vão apresentar um efeito característico e uma tela introdutória com algum desenho relacionado ao jogo surgirá), existem formas de se pular o loading, eu, por exemplo, costumo salvar um estado (save state) e partir dele direto.
Exolon foi produzido também para outros computadores simultaneamente, a exemplo do Commodore 64 e o Amstrad CPC. Como demonstrado na foto abaixo, as versões são bastante semelhantes, com uma ou outra diferença aqui e acolá. As versões de Atari ST e Amiga parecem trazer gráficos um pouco mais rebuscados e efeitos sonoros superiores, mas pelo que li por ai, receberam duras críticas no quesito gameplay.
É sempre interessante relaxar com um bom shoot’ em up como Exolon. Este foi um dos games que mais marcaram a era TK-90X em minha infância; com gráficos caprichados que remetem ao futuro e primam por detalhes. A jogabilidade funciona de maneira simples e viciante: cada tela apresenta ao jogador uma série de inimigos e novos problemas a se resolver. Mesmo construído em flip-screens, o trabalho da Hewson envelheceu bem no ZX Spectrum, sendo perfeitamente jogável até os dias de hoje. O que você está esperando? Execute seu emulador de Spectrum e descubra mais esta joia retro!
9,5/10
Siga @Tandrilion no twitter!
ó do borogodó é o senhor esfregando na nossa cara o quanto era abastado e tinha um Zx Spectrum ... ainda bem , assim nos apresenta essa pérola!!
ResponderExcluirVou fazer um pedido - Zx spectrum ... humm merece um review do Knight Lore e um pouco de história de como a RARE começou - Opaaaaa lembrando que tinha uma mocinha no meio do sucesso da RARE.
Voltando a Exolon , é o tipico game que fazia as crianças sonharem.
Ótimo post!!
que isso Rita, enquanto eu tinha o simples TK-90X, meu amigo, este sim mais abastado, já tinha um MSX Expert. Conto melhor a história do Zx-Spectrum neste post http://retronewsforever.blogspot.com/2011/03/momentos-inesqueciveis-26.html
ResponderExcluirObrigado pelos elogios! Ah, já tem review de Knight Lore aqui neste blog, dá uma olhada http://retronewsforever.blogspot.com/2011/01/knight-lore-zx-spectrum.html
Abraço!
Vou ver já - só falata a RARE e o casamento com ZX Spectrum
ResponderExcluirAhhhh pensei que era uma materia só de Knight Lore, ahhh fala só do game e da jogabilidade ninja do mesmo!!
ResponderExcluirÓtimo jogo. Bela dica! ;-)
ResponderExcluir