Opinião - Wii haters

opinião-banner

Tenho percebido bastante flame war pela internet desde que o Wii foi lançado; como existem muitos Wii haters, consequentemente quem gosta da plataforma, como eu, acaba se sentindo injustiçado e, assim, age com mais paixão em "defesa" de seus gostos.

Confesso que me irrito um pouco com alguns comentários esculachando o console atual da BigN, porém procuro levar as coisas de maneira light. Penso assim, é só um videogame, não há razão de estresse.

Curto as 3 plataformas atuais e consigo ver em cada uma delas vantagens e desvantagens. O PS3 com seus fantásticos Uncharted e God of War 3. O X360 vencendo nos multi-plataformas e com gratas surpresas como ME2.

Entretanto, acho injusto alguns tipos de comentários tentando minimizar o que a Nintendo conquistou nessa geração. Primeiramente nunca vi algo tão preconceituoso neste mundo do entretenimento eletrônico, do que a classificação casual e hardcore. Os chamados hardcores detonam aqueles que se divertem com os passatempos casuais, assim como muitos roqueiros criticam os amantes de samba e sertanejo. Penso que existe espaço para todos e que deveríamos respeitar estas novas tendências. Contraditório também ver muitos daqueles que criticavam os sensores de movimento, se divertindo agora com moves e kinects da vida.

Outro ponto que percebo é sobre a parte tecnológica. O Wii é o mais fraco em tecnologia, porém não podemos deixar de elogiar os excelentes Marios, Donkey Kong, Kirby, Warios, Zeldas e Metroides. Trabalhos únicos, oriundos de mentes brilhantes como a de Miyamoto e Aouma. Como retrogamer também adoro a possibilidade de reviver alguns clássicos no Virtual Console, bem como usufruir da retro compatibilidade com o GameCube. Inclusive também acho que a Nintendo tem voltado às origens com lançamentos que relembram a jogabilidade clássica da era 16 bits, o que me atrai.

mario-galaxy2

Olha, adoro meu Wii. Ele pode não ter gráficos tão avançados quanto seus concorrentes, mas este console já me proporcionou muitos momentos de diversão (nunca imaginei desafiar meu próprio pai num boxe,  ver minha mãe jogando boliche, ou jogar Kirby com minha filha - valorizo momentos com a família).

O que é preciso perceber é que a Nintendo tentou trilhar um caminho diferente, pois percebeu que a complexidade dos jogos estava afastando as pessoas dos videogames. Pouco a pouco, aquela simplicidade que encontrávamos antigamente estava sendo substituída por dezenas de comandos e combinações complicadas de botões. Momentos de união familiar ou entre vizinhos estavam sendo trocados pelo isolamento dos nerds tetudos que só vivem do online.

Enfim, O Wii, na contramão da tendência tecnológica de evolução visual, focou-se em ampliar o mercado, resgatando os antigos gamers e procurando introduzir um conceito de se jogar mais intuitivo para todos – lembrando que a palavra Wii tem a pronúncia igual a We, que em inglês significa “nós”.

Esta ação “inclusiva” certamente não agrada àqueles que sentem orgasmos ao ver bilhões de polígonos e texturas em high definition, porém cumpre seu propósito, trazendo diversão também aos que não vivenciaram todas as gerações.

Wii para todos!

Talvez você não compreenda o que quero dizer, mas o que gostaria de ver na comunidade gamer é este entendimento, de que uma nova era pode ter sido implantada após o Wii, onde uma maior diversidade de pessoas possa se divertir.

E o objetivo maior dos jogos eletrônicos é o de divertir, independentemente de gosto, idade ou valores de cada um.

Siga @Tandrilion no Twitter!

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

  1. Perfeito o seu post. Penso de forma muito semelhante.

    Há espaço para todo mundo até porque o mercado cresceu de forma absurda desde meados dos anos 90 quando estavamos saindo da quarta para quinta geração. Tem como termos jogos mais complexos e jogos simples coexistindo, uma coisa não anula a outra e eu também acho de um tremendo preconceito e babaquice essa coisa do 'hardcore e casual'.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o texto!Sempre fiquei puto com essa história de desvalorizar o Wii pelos seus gráficos, o que é uma idiotice, porque o que vale é a experiência que o jogo oferece.Você citou o exemplo de SMG 2, que foi eleito o melhor jogo do ano,e é , mesmo sem gráficos HD.
    Pra quem nunca se divertiu com ATARI, NES, SNES, nunca vai entender o que queremos dizer.
    A Nintendo salvou os gamers com o NES na sua época, e direcionou a próxima geração com o 3DS.
    Se não quer entender ok, se quer ser o fodão dos FPS, ok também.Mas , por favor, não seja injusto.

    ResponderExcluir
  3. Só tenho uma coisa a dizer a respeito: Qualquer tipo de fanatismo é uma doença! Eu por exemplo, se tivesse grana no momento gostaria de comprar um Xbox360 do que um Wii, mas apenas pelo fato de que o Wii tem muitos acessórios, e eu sempre curto o velho e bom joystick, mas se pudesse teria todos os 3 consoles de última geração. Cada um deles tem suas vantagens, e brigar por fanatismo, ou qualquer ou tipo de 'ismo' é a mais pura bobagem que existe!

    ResponderExcluir
  4. @Mendigo
    @EduardoLeal
    @Nesbitt

    Isso mesmo, bom conhecer outras pessoas que também percebem que há espaços para todos e que não deveríamos julgar estilos de games diferentes.

    Eu como gosto das duas propostas ("casual" e "hardcore"), gastei um pouco mais do meu dinheirinho suado e consegui comprar mais de uma plataforma e hoje não tenho do que reclamar, jogo de tudo!

    ResponderExcluir
  5. Doei um Atari, um SNES, vendi um PSOne e um PS2. Tenho um PSP, um Wii, um PS3 e um XBOX360.
    Cara ADORO meu WII e jogo quase diariamente com meus filhos. Sozinho prefiro o PS3.
    O Xbox usamos mais para NetFlix, mas é praticamente a mesma coisa que o PS3.
    Wii fiz o desbloqueio em casa, baixei os jogos em ISO e gravei num HD externo em WBFS. Funciona 100% emulando sempre forçando NTSC. Não troco e não vendo o WII, todos os demais posso vender e trocar por um XBOXOne ou PS4 no futuro. Acho que vou esperar poder ter o VR da PS...

    ResponderExcluir